Veículos de Comunicação

Cultura

Projeto 'Geração Música' oferece oficinas musicais gratuitas para crianças

Participam alunos da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, em Três Lagoas

Participam alunos da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, em Três Lagoas. - Foto: Divulgação/Assessoria
Participam alunos da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, em Três Lagoas. - Foto: Divulgação/Assessoria

Crianças e adolescentes da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, em Três Lagoas, estão participando desde o mês de abril de 2024 da edição do projeto "Geração Música", que realiza oficinas musicais gratuitas. O projeto seguirá até o dia 24 de agosto.

As turmas de Três Lagoas também receberam instrumentos musicais, como pandeiro e violão, que posteriormente serão doados para a instituição. A prática pedagógica tem o intuito de oferecer iniciação musical e musicoterapia.

O projeto contará um uma apresentação final dos alunos no dia 24 de agosto aberta ao público.Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto "Geração Música" terá produção da Sancell Produções, patrocínio da Sylvamo e apoio da Komedi Projetos e Webka. Será realizado pelo Ministério da Cultura, Governo Federal, Reconstrução e União.

"A educação é a peça-chave para uma profunda transformação social. O apoio ao Geração Música reflete essa busca da Sylvamo por projetos que tragam mudanças a longo prazo. A música tem esse poder. Educar para a arte tem esse poder! E nos dedicamos a projetos como esse, sabendo do nosso compromisso com a saúde de longo prazo de todo o nosso ecossistema, incluindo as comunidades onde vivemos. Sabemos que o bem-estar de cada um depende do bem-estar de todos", comenta Mariana Claudio, gerente de Engajamento com a Comunidade e Sustentabilidade da Sylvamo.

De acordo com o depoimento de Alef, aluno do projeto 'Geração Música 2', o que mais chama atenção nas aulas de pandeiro e violão é a diversão. "É muito divertido aprender com os amigos. Não é difícil, mas precisa da prática", explica. Já Beatriz Maria, também aluna do projeto, gosta do jeito que os professores ensinam. "Os acordes são a parte mais divertida das aulas", afirma.

Por fim, Brenda, outra aluna, destaca a importância das novas amizades, além da possibilidade de aprender a tocar novos instrumentos. "Quando eu crescer, quero tocar violão", sonha a aluna.