Veículos de Comunicação

Alerta

Três Lagoas registra 108 acidentes com escorpiões no primeiro semestre

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até junho, houve um aumento de 125%, se comparado com o mesmo período de 2021

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até junho, houve um aumento de 125%, se comparado com o mesmo período de 2021 - Divulgação
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até junho, houve um aumento de 125%, se comparado com o mesmo período de 2021 - Divulgação

O município de Três Lagoas registrou 108 acidentes com escorpiões nos primeiros seis meses de 2022. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, houve aumento de 125%, em relação ao mesmo período do ano passado, quando 48 pessoas procuraram o setor para registrar este tipo de ocorrência.

De acordo com o veterinário e coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, Everton Ottoni, o aumento dos acidentes é um alerta para a população realizar medidas de prevenção, pois só o trabalho dos agentes de endemias não está surtindo resultados.

Além dos acidentes, o veterinário ressalta que a Secretaria de Saúde recebe também notificações do aparecimento desses animais, mas que não ocasionaram acidentes.

RECOMENDAÇÕES

Everton esclareceu que a melhor forma de prevenir o aparecimento de escorpiões é evitar ambientes propícios para reprodução destes animais em residências. A recomendação é principalmente livrar-se dos restos de comida que podem atrair baratas — alimento natural do escorpião.

“Deve-se manter as calçadas limpas e sem quebraduras, caixas de gorduras fechadas para o animal não ter acesso, muros rebocados sem trincas, quintal sem entulhos, madeiras, blocos e materiais do tipo amontoados, tampar ralos, manter quintais limpos e utilizar objetos para vedar passagem por debaixo da porta”, explicou Ottoni.

Outras orientações são verificar furos em forros, não encostar camas e berços na parede e sempre chacoalhar toalhas e cobertas antes de usar. E muito cuidado ao tentar capturar para não sofrer picada.

Serviço: Caso encontre um animal peçonhento o munícipe deve entrar em contato com o CCZ pelo telefone (67) 3929-1803 ou na rua Egídio Thomé, 5562, bairro Jupiá, das 07h às 11h e das 13h às 17h.