Veículos de Comunicação

Entrevista

'Há muitas vagas de trabalho no Estado, mas falta a qualificação'

Para auxiliar nesse processo, o Senac-MS oferece formações nas áreas de tecnologia, saúde, gastronomia, entre outras

formação > Diretora de educação profissional do Senac, Jordana Duenha Rodrigues, - Divulgação
formação > Diretora de educação profissional do Senac, Jordana Duenha Rodrigues, - Divulgação

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Mato Grosso do Sul (Senac-MS) disponibiliza diversos cursos técnicos. O grande problema do Estado é a falta de mão-de-obra qualificada e a instituição oferece esse aperfeiçoamento. Em entrevista à Rádio CBN Campo Grande, a diretora de educação profissional do Senac, Jordana Duenha Rodrigues, falou sobre o cronograma de cursos, sendo que muitos deles são oferecidos de graça para a população e já nos próximos meses. 

Quais são essas oportunidades no momento aqui para Mato Grosso do Sul?

Jordana O Senac tem uma oferta muito ampla. Nós trabalhamos com cursos dos segmentos de tecnologia, de saúde, de varejo, de beleza, de gastronomia, então a oferta é bastante robusta e tem proposições para todos os perfis. Temos desde cursos mais rápidos, como por exemplo, na gastronomia temos cursos de uma semana, 20 horas, 40 horas para quem quer aprender uma técnica mais rápida, até cursos técnicos mais aprofundados. Neste momento, a gente está com uma oferta bem ampla de cursos técnicos em todo o Estado para quem se aperfeiçoar em uma atividade técnica. 

Nesse momento temos grandes empresas se instalando no Estado, principalmente da Região Leste que virou um celeiro de oportunidades. Os cursos são direcionados para estas áreas? 

Jordana Sem dúvida. A gente sempre fica buscando a vocação de cada região, de cada município para que a possanos fazer uma oferta direcionada. Temos observado desde o início do ano, pós-pandemia, um aquecimento muito intenso no mercado de trabalho que a gente até vê com uma certa dicotomia, pois a gente ouve os indicadores do desemprego ainda crescentes, muita gente desempregada, dizendo que não tem renda e do outro lado um volume muito expressivo de vagas disponibilizadas. Nós temos recebidos muitos empresários, os quais nos procuram com muita constância para todos os tipos de cargos, desde as ocupações mais baixas até as vagas mais elaboradas. Vejo que existe oportunidade e a gente está precisando fazer uma conexão entre quem procura trabalho e as vagas disponíveis. O Senac sempre busca olhar o perfil. Na região Leste, por exemplo, a gente tem uma unidade lá e temos uma oferta muito grande da área da saúde que é uma área que fica muito aquecida, especialmente quando você tem uma ampliação da quantidade de pessoas no município. Outro segmento importante é o do varejo, na formação de vendedores, profissionais para atuarem em marketing digital. Então a gente sempre fica atento ao que está acontecendo na região para fazer uma oferta direcionada. 

Quando tem a construção de indústrias pesamos muito em vagas direcionadas para isso, mas é como disse tem todo um aquecimento em volta. 

Jordana Exato. É muito mais do que só a instalação da indústria que gera vagas, obviamente, para quem vai atuar naquele segmento. Mas, quando eu tenho uma indústria nova, eu tenho gente chegando para trabalhar, eu tenho famílias que se deslocam para o município, eu tenho mais renda gerando naquela região, ou seja, eu tenho mais oportunidade de desenvolvimento para a comunidade e também de vagas de emprego e oportunidades de trabalho. Um ponto importante é a gente observar que muitas vezes a população daquela região não consegue perceber essa movimentação na cidade o que acaba atraindo muita gente de outras localidades. Então, a gente sempre busca a conexão com a prefeitura, com a associação comercial, com o sindicato para que a gente possa mostrar para a sociedade que existe ali uma oportunidade. 

É preciso qualificar a população local para aproveitar ao máximo essas novas oportunidades?

Jordana Exatamente. Alguns segmentos, como por exemplo, tecnologia a gente tem uma oportunidade muito ampla de emprego e uma ausência muito grande de gente qualificada. Esse mercado, talvez seja hoje, o mais aquecido para emprego e o Senac tem uma oferta muito ampla nesta área. 

Muitas pessoas começam os cursos e não terminam? 

Jordana A gente tem muito isso, especialmente nos cursos gratuitos. Trabalhamos muito para mostrar as vagas, trazemos para a escola empresários, profissionais qualificados, mas ainda há evasão nestes cursos é grande. 

Dos cursos oferecidos pelo Senac no Estado, sobram vagas?

Jordana Ainda sobram vagas. Neste semestre a gente lançou o Senac para, todos, que é um grande programa com uma ampliação expressiva de vagas gratuitas em todo o Estado, entendendo que o momento da economia ainda é um momento desafiador. Temos ainda muita gente desempregada, entendemos que o custo seria impeditivo para as pessoas poderem acessar e do outro lado muitas vagas de emprego acessíveis. Convidamos todos para visitarem as escolas do Senac e acessar o nosso site para verem onde estão as oportunidades de se qualificarem. 

Quais cursos estão disponíveis no programa? 

Jordana Temos uma oferta de cursos a partir dos 14 anos. Neste momento, temos muitos cursos técnicos abertas em Campo Grande e no interior como desenvolvimento de sistemas, computação gráfica, enfermagem, análise clínica, estética, rede de computadores. É uma oferta bem ampla para todos os perfis. Nos últimos meses, muitas empresas de vários segmentos têm nos procurado, pedindo ajuda para encontrar um profissional qualificado. Não é possível termos tantas vagas disponíveis e tantas pessoas desempregadas. 

Para encerrar, gostaria de perguntar da Rota Bioceânica. Ela também deve gerar muitas oportunidades? 

Jordana Se concretizar tudo que está sendo previsto, a gente terá uma movimentação econômica muito mais forte naquela região e em todo o Estado. O Senac está sempre observando e acompanhando os municípios, principalmente Porto Murtinho que está muito envolvido neste processo, para a gente entender como conseguiremos contribuir com a cidade. Todo vez que tem uma demanda muito forte nessa direção, você tem uma demanda muito forte para o segmento de comércio e serviço.