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Projeto Rural Sustentavel

Projeto Rural Sustentável Cerrado tem primeira etapa concluída

Na última semana os alunos de todas as escolas do campo do município de Paranaíba realizaram a primeira etapa do Projeto Rural Sustentável Cerrado

As ações de popularização do PRS-CERRADO nas escolas foram criadas para que mais crianças e jovens, possam reconhecer toda beleza e importância do cerrado, tendo em vista a importância da abordagem educadora - DIVULGAÇÃO
As ações de popularização do PRS-CERRADO nas escolas foram criadas para que mais crianças e jovens, possam reconhecer toda beleza e importância do cerrado, tendo em vista a importância da abordagem educadora - DIVULGAÇÃO

Na última semana os alunos de todas as escolas do campo do município de Paranaíba realizaram a primeira etapa do Projeto Rural Sustentável – Cerrado.

As ações de popularização do PRS-CERRADO nas escolas foram criadas para que mais crianças e jovens, possam reconhecer toda beleza e importância do cerrado, tendo em vista a importância da abordagem educadora que promova a reconexão com a natureza e o despertar para uma vida mais ecológica.

 A facilitadora e coordenadora municipal da Educação do Campo, Maria Ângela Pedroso, responsável pelo projeto, explicou que a arquitetura pedagógica do PRS-Sustentável é um sistema de premissas teóricas que representa, explica e orienta a forma como se aborda o currículo e que se concretizam nas práticas pedagógicas, sobretudo nas interações entre professores, estudantes, objetos de estudo e conhecimento e tem o propósito de nutrir o senso de pertencimento à Natureza e o empoderamento de crianças e jovens a partir de práticas lúdicas, sustentáveis e agroecológicas na comunidade escolar.

Nesta primeira etapa foi dado foco ao entendimento de que o solo é vivo e de que toda a terra pode ser fértil.

Expandindo essa compreensão para o reconhecimento do potencial que cada indivíduo tem para gerar impacto positivo no planeta, correlacionando a origem das palavras húmus e humano e investigando o histórico da região.

As experiências ofertadas envolvem temáticas como o solo seus tipos e sua vida, a floresta cultivada, a cama de folhas secas (matéria orgânica). Esta fase é ofertada em caráter de vivência, de forma independente e aplicada por Maria Ângela Pedroso, com apoio da educomunicadora Erika Cristiane Sartori. 

A Jornada de Aprendizagem segue o fluxo de desenvolvimento do crescimento de uma floresta cultivada, desde o preparo do solo até colheitas, considerando o beneficiamento e a irradiação, que são os momentos para compartilhar as experiências e conhecimentos adquiridos. (Com informações da assessoria)

Assista: