Veículos de Comunicação

Editorial

Hospitais aprimoram atendimento

Leia o Editorial do Jornal do Povo deste sábado (3)

Hospital Auxiliadora deu início a mais um serviço - Arquivo/JP
Hospital Auxiliadora deu início a mais um serviço - Arquivo/JP

Como era de se esperar Três Lagoas gradativamente vai registrando melhoria substancial no atendimento hospitalar. O Hospital Auxiliadora na quinta-feira, 1 de setembro, deu início a mais um serviço, aliás, de extrema importância. Instalou uma UTI neonatal com 10 leitos para atender crianças, as quais anteriormente tinham que ser removidas para Campo Grande, correndo risco, pois estavam lançadas à sorte durante o longo percurso.

O Hospital Cassems, também dispõe de 10 leitos destinados ao atendimento em UTI neonatal, embora, seu foco de atendimento vise os servidores do Estado, mas, dia após dia, também aprimora e amplia a prestação de seus serviços. A cidade está evoluindo para se tornar um centro de qualificado no atendimento médico hospitalar, cujos serviços se multiplicam com a entrada em funcionamento do Hospital Regional, que até o fim do ano deverá estar atendendo na plenitude da capacidade dos seus 180 leitos. As especialidades médicas gradativamente vão se instalando com equipamentos modernos para a realização de exames cardiovasculares, torácicos, ressonâncias magnéticas, tomografias e outros mais. Exames que antes eram realizados em outras cidades, atualmente, estão disponibilizados aqui em Três Lagoas.

Uma questão que se levanta é sobre o índice de atendimento àqueles que dependem única e exclusivamente do SUS, caso não estejam em situação de emergência. É sabido que há uma longa fila de espera. Assim faz-se necessário esgotar através dos centros de atendimento da municipalidade as filas de espera para a realização de exames preventivos, bem como as chamadas cirurgias eletivas.

Embora, a capacidade de atendimento hospitalar esteja evoluindo, registra-se na saúde pública estrangulamentos que precisam ter fim, para que os cidadãos tenhampleno acesso ao atendimento médico hospitalar, aliás direito de todos, consagrados nos princípios que nortearam a criação do SUS, que visa a universalização da saúde com um modelo que é exemplo para qualquer país. 

Para coroar a atividade dos hospitais em Três Lagoas destaca-se a extensão do curso de medicina nas instalações hospitalares com foco na capacitação dos futuros médicos que serão graduados pela Universidade Federal através do campus de Três Lagoas. É de se registrar nas provas do Enade que as turmas de alunos concluintes do curso de medicina em Três Lagoas, estão obtendo a nota máxima – cinco, indicando a qualidade do curso médico quando são testados em seus conhecimentos. Portanto, estamos em franca evolução no atendimento dos nossos hospitais, os quais colocam Três Lagoas como polo de atenção médico hospitalar.