Veículos de Comunicação

Crescer Saudável

Alunos das escolas municipais de Maracaju passam por avaliação de equipes nutricionais

A avaliação faz parte de um programa da Secretaria de Saúde

Alunos recebem orientações nutricionais - Foto: Assessoria/Prefeitura de Maracaju
Alunos recebem orientações nutricionais - Foto: Assessoria/Prefeitura de Maracaju

Alunos das escolas municipais de Maracaju, na região Centro-Oeste do estado, estão passando por avaliações nutricionais de uma equipe profissional do programa ‘Crescer Saudável’. O programa faz parte de uma iniciativa da prefeitura, por meio das secretarias de Saúde e de Educação, a fim de promover a prevenção, o controle e o tratamento de possíveis doenças, incluindo a obesidade infantil.

Por meio do programa, as equipes realizam avaliação nutricional nos alunos, oferecem atividades coletivas e instruções em relação à uma alimentação mais adequada e saudável. O ‘Crescer Saudável’ está diretamente ligado ao programa ‘Saúde na Escola’, que também prevê a implementação de ações educativas e de conscientização, orientando os alunos dentro das escolas e para que eles sejam disseminadores dessas informações em casa, com amigos e familiares. 

Trata-se de um programa fundamental e que beneficia a nossa gente, afinal por intermédio deste programa conseguimos prevenir e tratar enfermidades ligadas a má ou inadequada alimentação como obesidade, por exemplo. O Programa Crescer Saudável em Maracaju segue as diretrizes do Ministério da Saúde”, destacou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.

Metas

Entre algumas das metas que devem ser atingidas pelo programa estão: avaliação do estado nutricional, por meio da coleta de antropometria (peso e altura) das crianças matriculadas na educação infantil e ensino fundamental I, ação já realizada no primeiro semestre nos alunos matriculados; ofertar atividades coletivas de promoção da alimentação adequada e saudável e de promoção de práticas corporais e atividades físicas para as crianças matriculadas nas escolas participantes do PSE; avaliação dos marcadores de consumo alimentar das crianças menores de 10 anos matriculadas nas escolas participantes do PSE.

O programa objetiva ainda conhecer o padrão de consumo alimentar, tanto individual quanto coletivo, essencial para orientar as ações de atenção integral à saúde e, principalmente, promover a melhoria do perfil alimentar e nutricional da população. Estes formulários, de acordo com a prefeitura, possibilitam a identificação de práticas alimentares saudáveis e não saudáveis e, ainda, viabilizam a realização da Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN) por todo profissional da saúde, independentemente de sua formação.