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Três Lagoas

Contorno rodoviário começa a sair do papel

Obras preveem investimentos de R$ 157,3 milhões e serão executadas em 26,46 km de rodovias

A BR-262 é a principal ligação entre Campo Grande e as regiões Sul e Sudeste do País - Reprodução/TVC HD
A BR-262 é a principal ligação entre Campo Grande e as regiões Sul e Sudeste do País - Reprodução/TVC HD

Depois de anos de espera, a obra do contorno rodoviário, que vai desviar o tráfego de veículos pesados da avenida Ranulpho Marques Leal, trecho urbano da BR-262, começa a se tornar realidade. De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a empresa contratada para a execução da obra já iniciou a etapa de fundações dos viadutos que serão construídos na BR-158, próximo ao presídio masculino e também o que será executado na BR-262, nas proximidades da Fazenda Rodeio. Além disso, iniciou também o serviço de terraplanagem do trecho onde terá início a pavimentação. 

De acordo com o Dnit, nos próximos dias as obras devem apresentar avanços. Embora iniciado as obras, o Dnit ainda não concluiu as desapropriações das áreas por onde o novo traçado rodoviário vai passar. Mas, segundo o órgão, o processo está avançado e não deverá ocorrer obstáculos para a execução da obra. Além dos produtores rurais, os moradores do Cinturão Verde que também serão afetados pelo contorno, também não receberam a indenização pelas benfeitorias, mas de acordo com o Dnit, essa será a última área a ser trabalhada. 

Em junho deste ano, o Ministério de Infraestrutura finalmente autorizou a ordem de serviço para a construção do contorno rodoviário. As obras preveem investimentos de R$ 157,3 milhões e serão executadas em 26,46 quilômetros de rodovias, que vão permitir a diminuição do fluxo viário de cargas e passageiros, bem como ampliar a competitividade para os produtores de grãos da região.  

Os serviços incluem a implementação de pista dupla, sinalização vertical e horizontal, serviços de drenagem e pavimentação e construção de oito viadutos .  O projeto foi desenhado para melhorar a infraestrutura rodoviária local, interligando a BR-158, na saída para Brasilândia e Selvíria, e a BR-262, em Campo Grande.

A BR-262 é a principal ligação entre Campo Grande e as regiões Sul e Sudeste do País. Já a BR-158 é fundamental para escoamento de produtos da agropecuária do Estado.