Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Em Três Lagoas, pais são incentivados a fazerem o pré-natal

. A campanha existe por meio da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde - Agência Brasil/Arquivo
. A campanha existe por meio da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde - Agência Brasil/Arquivo

Homens que recebem a confirmação da gravidez de suas parceiras são incentivados a também fazerem o pré-natal. A campanha existe por meio da Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e é incentivado em Três Lagoas pelos profissionais das 15 unidades de saúde que o município possui. “É uma tentativa de acolher esse pai para dentro do universo que é a gestação.

"Ainda precisamos romper com a ideia de que o homem só tem a figura do reprodutor e a mulher é quem gesta e cuida sozinha. O pai é integrado e passa a ser mais participativo desde as primeiras semanas até o pós-parto”, explica Hana Kellen Garcia, coordenadora da unidade de saúde do bairro Santa Rita, em Três Lagoas.

O serviço é intitulado como Pré-Natal do Pai/Parceiro e Três Lagoas é segunda cidade de Mato Grosso do Sul que mais realiza este tipo atendimento e o Estado é o terceiro do Brasil no ranking do pré-Natal entre os homens.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Elaine Fúrio, o objetivo da ação é garantir que a população masculina cuide mais da sua saúde no geral e já prevenir doenças que podem ser passadas do homem para a mulher e, consequentemente, para o feto durante a gravidez.

“O pré-natal do parceiro se propõe a ser uma das principais “portas de entrada” aos serviços ofertados pela atenção básica em saúde, ao enfatizar ações orientadas à prevenção, à promoção, ao autocuidado e à adoção de estilos de vida mais saudáveis”, complementa.

Adesão

Após a confirmação da gravidez, em consulta médica ou de enfermagem, se dá início à participação do pai/parceiro nas rotinas de acompanhamento da gestante. Assim, é ofertado, na primeira consulta do pai, os exames sugeridos pelo programa do Ministério da Saúde que são os testes rápido para ISTs, exames laboratoriais, atualização do cartão  de vacinação e consulta médica e odontológica. 

Confira abaixo outras informações sobre o assunto: