Veículos de Comunicação

A Casa É Sua

Setembro amarelo: Conheça os sinais que antecedem o suicídio

Os primeiros sinais, mesmo que sutis, podem ser perceptíveis quando paramos para olhar quem está ao nosso lado.

Os primeiros sinais, mesmo que sutis, podem ser perceptíveis quando paramos para olhar quem está ao nosso lado. - Reprodução/TVC
Os primeiros sinais, mesmo que sutis, podem ser perceptíveis quando paramos para olhar quem está ao nosso lado. - Reprodução/TVC

Não é incomum escutarmos que as pessoas mais alegres, as vezes, carregam as maiores dores. As historias se repetem, quem estava sorrindo e fazendo a alegria dos outros, em alguns casos, são pessoas que descobrem o lado sombrio da depressão.

"A equipe de jornalismo do Grupo RCN de Comunicação preparou uma série especial sobre a Campanha Setembro Amarelo e a importância da saúde mental. Três reportagens destacam as evidências, cuidado e sintomas que levam uma pessoa a decidir tirar a própria vida. Especialistas ajudam a identificar doenças emocionais e dão dicas de como ajudar o próximo. Quais são os atendimentos gratuitos oferecidos em Três Lagoas? Do outro lado, relatos de quem conseguiu superar uma depressão e voltou atrás nos últimos segundos".

A campanha Setembro Amarelo foi criada como uma forma de gerar informação sobre o assunto e alertar a sociedade sobre a importância da saúde mental. A iniciativa tenta reverter os números preocupantes de pessoas que cometeram suicídio, entre 2020 e 2022, Três Lagoas registrou 28 óbitos de moradores que tiraram a própria vida, os números ainda são maiores quando falamos em tentativas, no ano passado foram 217 tentativas de suicídio e neste ano a quantidade já chega a 199.

Os primeiros sinais, mesmo que sutis, podem ser perceptíveis quando paramos para olhar quem está ao nosso lado. As evidências andam junto conosco, em nosso dia a dia.

Confira a reportagem completa: