Veículos de Comunicação

Saúde

Três Lagoas amplia público para vacinas contra HPV e meningocócica

Ás mudanças já estão valendo na vacinação do grupo

Ás mudanças já estão valendo na vacinação do grupo - Divulgação
Ás mudanças já estão valendo na vacinação do grupo - Divulgação

As unidades de saúde de Três Lagoas iniciaram nesta semana a oferta da vacina meningocócica ACWY para adolescentes não vacinados de 11 a 14 anos. A medida ocorre de maneira temporária. Segundo a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, a vigência desta faixa etária para o imunizante se estende até 2023.

Outra alteração que envolve vacina e idade é com relação ao imunizante que protege contra o HPV. Meninos de 9 a 14 anos poderão se vacinar permanentemente contra o vírus.  A vacina contra meningite está disponível no Calendário Nacional de Vacinação para adolescentes de 11 e 12 anos, mas até junho de 2023, adolescentes de 13 e 14 anos de idade também poderão se vacinar.

A ampliação tem como objetivo reduzir o número de portadores da bactéria em nasofaringe. O Ministério da Saúde distribui a vacina meningocócica ACWY (conjugada) mensalmente.

A indicação é tomar uma dose ou reforço, conforme a situação vacinal. A faixa etária com maior risco de adoecimento são as crianças menores de um ano de idade, no entanto, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença. “Pesquisas apontam que as vacinas meningocócicas demonstram uma resposta imune mais robusta nos adolescentes, com persistência de anticorpos protetores por um prolongado período”, acrescenta Azambuja. Essas evidências embasaram o Programa Nacional de Imunizações a incluir no Calendário Nacional de Imunizações a administração de doses de reforço com as vacinas meningocócicas conjugadas na adolescência.