Veículos de Comunicação

Resultados

Programa Especial RCN Eleições vai trazer a apuração das urnas em Mato Grosso do Sul

A cobertura dos resultados das urnas eletrônicas terá início logo após o término das eleições, às 16h

Os repórteres dos veículos de comunicação vão acompanhar todos os Boletins de Urna - Arquivo/JPNews
Os repórteres dos veículos de comunicação vão acompanhar todos os Boletins de Urna - Arquivo/JPNews

Por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), este ano a apuração das urnas eletrônicas será realizada a partir das 16h pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS). Segundo o TSE, essa determinação é para equiparar o horário das eleições deste ano com o oficial de Brasília (DF)

Para acompanhar o avanço da apuração, o Grupo RCN preparou o programa Especial RCN Eleições que terá início às 16h. Ele será transmitido simultaneamente pela TVC HD, canal 13.1 e pelas rádios CBN Campo Grande, Cultura FM Três Lagoas, Cultura FM Aparecida do Taboado e Cultura FM Paranaíba. Além dos veículos de comunicação, os eleitores também podem acompanhar a apuração pelo portal RCN 67, as páginas do YouTube da TVC HD e CBN Campo Grande, além das redes sociais do Grupo RCN. 

Boletins de Urna

Os repórteres dos veículos de comunicação vão acompanhar todos os Boletins de Urna. Os equipamentos imprimem cinco vias do documentos, esse documento impresso traz a identificação da seção eleitoral, bem como o número de eleitores que ali votaram e a quantidade de votos registrados para cada candidato ou partido.

Uma dessas vias é colocada na porta da seção eleitoral, tornando público o resultado daquela urna. Outras vias ficam disponíveis para acesso dos fiscais dos partidos. – 

Além da cobertura nos veículos de comunicação, os ouvintes, internautas e telespectadores podem acompanhar todas as informações também nas redes sociais do Grupo RCN. 

Caminho do voto

Primeiro a urna eletrônica é auditada e lacrada. Na votação, quando o eleitor digita a tecla confirma, para garantir o sigilo da votação, os dados são misturados e registrados. No fim é gerado o boletim de urna, ou seja, o extrato impresso que resume todos os votos realizados em cada máquina. Ao fim da votação os dados são expostos na entrada da seção para quem quiser conferir.

A partir destas eleições, cada boletim será disponibilizado na internet na mesma hora em que for transmitido para totalização. O recurso garante ainda mais transparência durante o processo de contagem e possibilita a própria checagem do eleitor. Para totalização, os votos seguem até a Justiça Eleitoral por um canal exclusivo e protegido e, em seguida, encaminhado para os TRE´s, (Tribunais Regionais Eleitorais), por meio de uma rede virtual privada da Justiça Eleitoral.

O supercomputador do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai ser novamente aliado no resultado das eleições. Usado pela primeira vez em 2020, quando o tribunal centralizou as informações da votação e houve demora na atualização dos dados, o equipamento recebeu atualizações e prevê-se que o atraso não se repita. 

Urnas

No Estado, foram preparadas 8.088 mil urnas, destas 6.912 urnas de votação, 1.176 contingência, ou seja, urnas habilitadas para substituir aquelas que apresentarem defeitos durante a votação. Em Três Lagoas o número de urnas disponíveis é de 370.