Veículos de Comunicação

Diversidade

XVI Fest Libras irá debater a diversidade e o protagonismo surdo

O evento é aberto ao público e contará com certificado de 5 horas para estudantes

O evento é aberto ao público e contará com certificado de 5 horas para estudantes - Divulgação
O evento é aberto ao público e contará com certificado de 5 horas para estudantes - Divulgação

As Faculdades Integradas de Três Lagoas – AEMS realizam nesta terça-feira, 19, a 16º edição do Fest Libras, a partir das 19h, no anfiteatro da instituição. Promovido com o apoio dos alunos dos cursos de Pedagogia, Odontologia e Publicidade e Propaganda, o evento também vai receber três atrações culturais.

Realizado este ano sob o tema “diversidade e protagonismo do surdo”, o evento promove o debate sobre a inclusão de alunos surdos e com deficiência auditiva no ensino regular, o papel do Ensino Superior e da capacitação de docentes para o alcance dessa meta, além de estratégias a serem implementadas nas instituições privadas e públicas de ensino federal, estadual, municipal e distrital para assegurar o acesso efetivo desses estudantes no processo de comunicação. A mais nova edição do Fest Libras recebe a psicóloga, deficiente visual e ex-aluna da AEMS, Paula Neres, ativista pelo direito das pessoas com deficiência visual, que falará para centenas de estudantes.

Abrindo a cerimônia, quatro atrações musicais vão marcar presença. Os alunos surdos e ouvintes da Escola Municipal Flausina de Assunção Marinho irão cantar a música Era uma vez, da cantora Kel Smith. A segunda atração fica por conta dos alunos da turma do oitavo período do curso de Odontologia, que irão apresentar a música Sementes do Amanhã, do cantor Erasmo Carlos. Os alunos do curso de Pedagogia e também os acadêmicos do curso de Publicidade e Propaganda da faculdades AEMS também se apresentam com a música Dias Melhores e, por fim, o aluno de Publicidade e Propaganda Caio Gabriel irá cantar a música Oração, da Banda Mais Bonita da Cidade de Leo Fressato com o apoio intérprete Gabriel de Lima.

O evento é aberto ao público e contará com certificado de 5 horas para estudantes, mediante acesso e inscrição na plataforma de Cursos de Extensão da AEMS.