Veículos de Comunicação

Saúde

Outubro Rosa terá programação com palestras e exames para mulheres

Saúde divulga programação para "Outubro Rosa"

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma - Agencia Senado
O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma - Agencia Senado

A Secretaria de Saúde divulga a programação da campanha de conscientização “Outubro Rosa” que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

A programação terá coleta de preventivo em uma indústria, palestra sobre prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero, na Academia de Saúde para a turma da “Melhor Idade”, com entrega de panfletos, brindes; palestra sobre prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero,  nas Unidades Básicas de Saúde e entrega de panfletos e brindes; e apresentação na Câmara Municipal sobre a programação do “Outubro Rosa”.

No dia 19 das 17h às 20h todas as unidades de Saúde estarão abertas excepcionalmente para atender as mulheres que trabalham no período diurno. Ofertando consulta médica e odontológica, coleta de preventivos, pedidos de mamografias, testes rápidos e vacinação.

Para encerrar, no dia 27, a partir das 17h no Espelho D’ÁGUA em parceria com a Secretaria de Cultura. Palestras sobre Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero e Alimentação Saudável, aferição de pressão arterial, alongamento com o grupo da Melhor Idade do Professor Silas, danças e shows de músicas regionais com entrega de brindes, panfletos e sorteio de Mimos para as Mulheres.

 A data é celebrada anualmente a fim de informar sobre a atenção que deve ser dada à saúde da mulher, promover a conscientização sobre práticas necessárias para prevenir doenças, detectar precocemente e, nesse caso, tratá-las, além de proporcionar amplo acesso aos serviços de diagnóstico e terapias, contribuindo para a redução da mortalidade feminina.

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres depois do câncer de pele não melanoma. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022 devem surgir 66 mil novos casos. As mortes pela doença devem chegar a quase 18 mil.