Veículos de Comunicação

Tarifa

Conta de energia elétrica não terá taxa extra no mês de novembro

Bandeira permanece verde para consumidores do país refletindo boas condições de geração

Bandeira permanece verde para consumidores do país refletindo boas condições de geração. - Arquivo/JPNEWS
Bandeira permanece verde para consumidores do país refletindo boas condições de geração. - Arquivo/JPNEWS

A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou que a bandeira tarifária vigente para o mês de novembro permanece a verde. Este é o sétimo mês seguido que as contas de energia não terão cobrança adicional. As bandeiras tarifárias possuem valores diferentes conforme a cor de cada uma delas. A bandeira verde é a única em que não há cobrança adicional na conta de energia elétrica. O consumidor não paga a taxa extra desde abril, após encerrar a bandeira de escassez hídrica.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, destacou que a bandeira tarifária para o mês de novembro confirma as projeções realizadas pela Agência em junho, quando aprovou a revisão dos valores das bandeiras. Na oportunidade, destacou que, apesar da elevação dos adicionais, os modelos da Agência indicavam elevada probabilidade de bandeira verde até o fim do ano. 

A bandeira verde implica em custo adicional zero para os consumidores e reflete um nível confortável dos reservatórios hidrelétricos do Sistema Interligado Nacional (SIN), com aproximadamente 56% de armazenamento ao final de outubro, quando se aproxima o término do fim do período seco.

A conjuntura favorável de oferta de eletricidade resulta em elevada contribuição da geração hidrelétrica para o atendimento à demanda, sem a necessidade de acionamento de recursos adicionais de origem termelétrico, mais caros e poluentes.