Veículos de Comunicação

Eleições

Conselheiros já se articulam para definir quem será o presidente do TCE-MS

Os conselheiros cotados para assumir a presidência do TCE-MS são: Jerson Domingos, Waldir Neves e Flávio Kayatt

Prazo para inscrição da chapa para disputar a eleição do TCE-MS começa semana de que vem. - Foto: TCE
Prazo para inscrição da chapa para disputar a eleição do TCE-MS começa semana de que vem. - Foto: TCE

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE-MS) já estão se articulando para escolher quem será o presidente da instituição. Três nomes são cotados para assumir a presidência da Corte de Contas, são eles: Jerson Domingos, Waldir Neves e Flávio Kayatt, semana que vem começa o prazo para inscrever as chapas que vão disputar o pleito.

Nos bastidores do TCE-MS, o mais cotado é o conselheiro Flávio Kayatt, mas ele já confidenciou para assessores e pessoas próximas que a princípio não pretende fazer parte da disputa para presidente, mas ajudaria em uma composição.

Outro cotado para ser presidente do TCE-MS é o conselheiro Jerson Domingos, que é vice-presidente do Tribunal. Recentemente, Domingos foi envolvido em uma celeuma de uma possível aposentadoria antecipada, o que foi desmentido por ele em uma sessão do pleno.

O terceiro nome que está sendo cotado para assumir o cargo é o conselheiro Waldir Neves, que já foi presidente do TCE-MS por duas vezes.

Para quem não sabe, a função do TCE-MS é fiscalizar as despesas e receitas dos estados e municípios. Apesar de parecer estranho que um órgão do estado fiscalize o próprio estado, os TCEs são autônomos, ou seja, possuem independência financeira e administrativa. Ao contrário do que sugere o “Tribunal” no nome, o TCE não é um tribunal, e não pertence ao poder Judiciário, mas atua como um auxiliar do poder Legislativo no controle externo da Administração Pública.