Veículos de Comunicação

Saúde

Além da campanha Novembro Azul, Maracaju adere à conscientização contra o câncer de boca

Atividades como palestras educativas e atendimentos estão acontecendo até o fim deste mês

O Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências de câncer de boca - Divulgação
O Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências de câncer de boca - Divulgação

A Campanha Novembro Bordô é dedicada à prevenção e combate ao câncer de boca, um tipo de câncer que não costuma ser muito falado, mas importante de alertar. Maracaju, além da campanha Novembro Azul, de combate e prevenção ao câncer de próstata e outras doenças que acometem os homens, também aderiu à campanha que prevê um cuidado e atenção maiores com a região da boca, língua, bochecha e gengiva.

Em Maracaju, as atividades de conscientização compreendem palestras educativas nos CRAS e atendimentos odontológicos e exames gratuitos nos postos de saúde. A programação vai até o fim deste mês. 

O Brasil é o terceiro país com o maior número de ocorrências de câncer de boca, com cerca de 15 mil casos por ano. Os dados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA). Segundo o Instituto, para cada ano do triênio 2020/2022 sejam diagnosticados no Brasil 15.190 novos casos de câncer de boca e orofaringe (11.180 em homens e 4.010 em mulheres). 

O que é Câncer de Boca?
São tumores malignos que acometem a boca e parte da garganta. Pode se desenvolver nos lábios, língua, céu da boca, gengiva, amígdala e glândulas salivares.

Diagnóstico
O câncer de boca pode se manifestar sob a forma de feridas na boca ou no lábio que não cicatrizam, caroços, inchaços, áreas de dormência, sangramentos sem causa conhecida, dor na garganta que não melhora e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na parte interna da boca ou do lábio. Nas fases mais evoluídas, o câncer de boca provoca mau hálito, dificuldade em falar e engolir, caroço no pescoço e perda de peso.

Causas
O fumo e o álcool são os principais fatores de risco para o desenvolvimento do câncer da boca. Pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas excessivamente têm maior risco de desenvolver o câncer de boca. O risco aumenta quanto maior for o número de cigarros e de doses de bebidas consumidos.

Profissionais de saúde dos Centros de Especialidades Odontológica, e de postos ou centros de saúde podem realizar o exame.

O autoexame previne a doença?
O autoexame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa utiliza para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde capacitado.  Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca.

Como diminuir o risco de câncer de boca?
– Evite ou reduza o consumo de fumo e de álcool;
– Mantenha uma boa higiene bucal;
– Faça uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes;
– Visite o dentista regularmente.
Converse com o seu médico e informe-se sobre o exame clínico da boca.

*Com informações do Ministério da Saúde