Veículos de Comunicação

Força-tarefa

Prefeitura limpa 563 terrenos e multa 1,6 mil proprietários

Após denúncias e falta de providência pelos proprietários, a administração promove o mutirão

Após denúncias e falta de providência pelos proprietários, a administração promove o mutirão - Arquivo/JPNews
Após denúncias e falta de providência pelos proprietários, a administração promove o mutirão - Arquivo/JPNews

O número de terrenos baldios sujos ou com mato alto tem aumentado, em Três Lagoas, e não é de hoje que a questão é alvo de crítica tanto por moradores quanto por autoridades, da cidade. O risco à saúde pública é eminente, com possibilidade de aumento de doenças, como a dengue, já que o município é considerado região endêmica. Somente neste ano, por exemplo, mais de 1,6 mil multas foram aplicadas aos proprietários de terrenos pelo Departamento Municipal de Fiscalização e Obras.

As multas foram aplicadas entre os meses de janeiro e novembro, representando 145 notificações a cada 30 dias.  Ao ser multado, o dono do terreno deve realizar a limpeza em até 15 dias, caso contrário, o órgão fiscalizador fará a manutenção, cobrará as despesas da taxa de serviço público de capinação e roçada, que é 1% do valor venal UFIM´s/m², o equivalente a R$ 5,64, além do pagamento de multa.

Dessa forma, a prefeitura promove uma força-tarefa de fiscalização e de mutirão nos bairros para limpeza de terrenos. O Jardim Eldorado está na lista de reclamação. Além de mato alto, lotes abandonados, vários objetos estão espalhados nas áreas, como sofá, colchão, pneus, entre outros. A população também tem depositado restos de alimentos, o que agrava os riscos à saúde. “Nós estamos atrás dos proprietários de terrenos e eles serão multados. Caso não tomem providências, os lotes serão limpos e eles [donos] vão arcar com os restos. Os terrenos no Jardim Eldorado ainda encontram-se em estado precário de conservação. Recebemos as denúncias e estamos tomando providências. É sempre importante que as reclamações cheguem até nós, por telefone, direto no Departamento ou por e-mail”, destacou o diretor do Departamento Municipal de Fiscalização e Obras, Gustavo  Wenzel. Ele disse ainda que a prefeitura já limpou 563 terrenos baldios neste ano. 

Três Lagoas possui atualmente 20 mil imóveis não edificados.