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Varejo on-line teve a pior Black Friday da sua história com queda de 28%

Agora as atenções se voltam para o Natal com a expectativa de crescimento

O jogo do Brasil que aconteceu na quinta-feira um dia antes da Black Friday pode ter dispersado os consumidores - Divulgação
O jogo do Brasil que aconteceu na quinta-feira um dia antes da Black Friday pode ter dispersado os consumidores - Divulgação

A Black Friday que é uma das datas que mais aquece a economia esfriou para o varejo digital registrou a data da sua história neste ano, após um recuo de pedidos e no valor gasto por compra. A queda foi de 28% nas vendas na sexta-feira (25) em relação a 2021, para R$ 3,1 bilhões, em cima de uma base fraca de comparação, já que o ano passado havia registrado o menor crescimento na data, até então.

Esse fato pode ser confirmado pelo engenheiro Matheus Ricardo Gusmão, 35 anos, que sempre espera a Black Friday para fazer suas compras on-line e acabou desistindo de adquirir seus produtos. “ Eu sempre economizo para comprar na Back Friday, mas esse ano não consegui economizar tanto quanto o ano passado. Esse ano olhei os preços e não estavam tão atrativos. Ano passado, eu comprei Alexa, televisão, notebook esse ano até olhei algumas coisas, mas vou esperar para comprar em fevereiro que deve diminuir o preço”, explica.

Com o resultado ruim na Black Friday, as atenções se voltam para o Natal que pode aquecer o crescimento e buscar melhores margens. É a primeira vez, em 12 anos de evento, em que há uma retração nas vendas, o que causou surpresa em associações e consultores. Todas as regiões do país tiveram queda. Consultores e entidades estimavam alta nominal de 3% a 9%.

Para o professor e economista, Matheus Abritta, a inflação que vem aumentando a cada mês e a inadimplência que está corroendo o poder de compra da população. “Algumas coisas que podem estar por traz disso são as seguintes: a inadimplência está muito elevada, então boa parte dos consumidores está inadimplente, está com dificuldade para pagar as contas e isso pode sim ter afetado e muito nessa promoção da Black Friday também a gente vem de um período pandêmico e pós-pandêmico   de muita  inflação acumulada e isso corrói o poder de compra da população e bem verdade que nos últimos meses a inflação arrefeceu um pouco , mas as coisas subiram muito nos últimos anos e o poder de compra da população ficou prejudicado, então esses dois elementos podem estar por traz desses acontecimentos”, explica o economista.

Vários outros fatores influenciaram para esse recuo como impacto do encarecimento dos produtos após aumentos seguidos de preços de bens duráveis, e da escalada da taxa Selic, reduzindo a capacidade de compra.  O jogo do Brasil que aconteceu na quinta-feira um dia antes da Black Friday fato esse que dispersou os compradores.