Veículos de Comunicação

Saúde

Sandro Benites assume Sesau oficialmente nesta terça-feira

Solenidade de posse do novo secretário da capital está marcada para às 10h

Vereador licenciado da capital, Sandro Benites - Redes Sociais
Vereador licenciado da capital, Sandro Benites - Redes Sociais

O Diário Oficial da Prefeitura de Campo Grande, em edição extra, publicou nesta segunda-feira (5) a nomeação do novo secretário municipal de Saúde, o médico Sandro Trindade Benites, que será empossado no cargo em cerimônia prevista para a manhã desta terça-feira. Benites assumirá a vaga deixada pelo também médico José Mauro Pinto de Casto Filho, que estava à frente da Sesau desde março de 2019.

Sandro Benites exercia mandato como vereador pelo Patriota, na Câmara Municipal de Campo Grande. O pedido de licença do legislativo municipal para assumir a Sesau foi encaminhado ao presidente da Câmara de Vereadores, na semana passada, e o afastamento dele publicado no Diário Oficial de hoje, data de início da licença. Benites tem registro no Conselho Regional de Medicina desde 1998, atuando em duas especialidades: pediatria (como médico intesivista) e nutrologia. 

QUEM É O NOVO SECRETÁRIO

Sandro Trindade Benites formou-se em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. É major do Exército Brasileiro, tem 48 anos, e é natural de Campo Grande. Foi diretor técnico do Hospital Regional de MS, médico da Prefeitura Municipal de Campo Grande, médico concursado do Tribunal de Justiça e assessor técnico da Secretaria Estadual de Saúde.

No HRMS implantou o programa TOI “Terapia da Obesidade Infantil” uma abordagem multiprofissional inovadora, onde médicos, nutricionistas, psicólogos, professores de educação física e enfermeiros atuam em conjunto, reeducando, combatendo e prevenindo a obesidade e suas consequências físicas e emocionais.

À frente do Centro Integrado de Vigilância Toxicológica (Civitox/MS) atuou em conjunto com uma equipe interdisciplinar, formada por médicos, biólogos, veterinários, farmacêuticos e enfermeiros, na prevenção e tratamento das intoxicações por animais peçonhentos, medicamentos e entorpecentes.

Durante a pandemia, ainda em 2020 quando não havia vacina contra a COVID-19, Sandro Benites foi criticado por defender o uso de medicamentos do chamado 'Kit Covid', entre eles a Cloroquina e a Ivermectina, como forma de prevenção aos casos mais graves da doença.