Veículos de Comunicação

Cidade

Arrecadação do IPVA deve render R$ 1,2 milhão aos cofres estaduais

Entrega dos carnês já começou e proprietários em débito podem parcelar dívidas em até 10 vezes

Entrega dos carnês já começou e proprietários em débito podem parcelar dívidas em até 10 vezes - Foto: Arquivo CBN CG
Entrega dos carnês já começou e proprietários em débito podem parcelar dívidas em até 10 vezes - Foto: Arquivo CBN CG

A entrega dos carnês do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023 começou neste mês para proprietários de veículos residentes em Mato Grosso do Sul, serão entregues 909.785 boletos, conforme dados da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS). A expectativa é arrecadar cerca de R$ 1,2 bilhão, segundo o chefe da Unidade de Fiscalização do IPVA, Paulo Sergio Monteiro.

Os proprietários que adquiriram veículos entre novembro e dezembro deste ano podem não receber os boletos até o fim do mês, nesses casos, será feita uma nova remessa no início de janeiro de 2023.

Segunda fonte de arrecadação tributária do Governo do Estado, ficando atrás apenas do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o valor do IPVA é calculado sobre os preços médios de mercado do automóvel usado (valor venal), multiplicado por sua alíquota. Sendo o valor de mercado avaliado pela tabela da FIPE.

Contribuintes em débito com a Fazenda Estadual podem parcelar a dívidas de 2021, e de anos anteriores, em até 10 vezes. Já os débitos em aberto a partir deste ano podem ser parcelados somente a partir de 01 de janeiro de 2023. Vale lembrar que, nas duas opções, só é possível aderir ao parcelamento aqueles que não estejam inscritos em dívida ativa.

Mais informações pelos telefones: (67) 3316-7513, 7530, 7534 e 7541. Ou ainda pelo e-mail ipva@fazenda.ms.gov.br, em regime de expediente de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30.

*Com informações da Assessoria