Veículos de Comunicação

Gestão De Ms

Conheça o perfil dos novos secretários de MS

São titulares de 11 secretarias e outros três gestores com status de secretários de Estado. Dos 14 nomes anunciados, quatro são mulheres

Eduardo Riedel e seu staff para 2023 - Foto montagem/CBN CG
Eduardo Riedel e seu staff para 2023 - Foto montagem/CBN CG

PERFIL DOS FUTUROS GESTORES E RESPECTIVAS SECRETARIAS 
(*fotos de Saul Schramm e Bruno Resende)

Controlador Geral do Estado (CGE)

Carlos Eduardo Girão, controlador-geral do Estado de MS

Carlos Eduardo Girão é formado em Ciências Econômicas e em Direito. Tem mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2005). É auditor federal de Finanças e Controle, tendo atuado como diretor de Gestão Interna do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU), chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da CGU, chefe da Controladoria Regional da União em São Paulo e em Mato Grosso do Sul.

Secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp)

Carlos Videria, secretário de Justiça e Segurança Pública de MS

Antônio Carlos Videira, ingressou na carreira da área da Segurança Pública no ano de 1990, quando foi aprovado no concurso para Escrivão de Polícia, sendo empossado na delegacia de Polícia Civil de Fátima do Sul. Logo depois, atuou no Grupo de Operações de Fronteira (GOF), na época comandado pelo coronel da Polícia Militar, Adib Massad, onde permaneceu até 1999.  Em 1995 concluiu a graduação de Bacharel em Direito e na sequência cursou pós-graduação em Processo Civil. Aprovado no concurso para delegado de Polícia Civil assumiu no ano 2000. No final de 2014, Carlos Videira atingiu o topo da carreira de delegado sendo promovido para classe especial. Em 2015 passou a ocupar o cargo de superintendente de Segurança Pública da Sejusp. Em 2016 assumiu a função de secretário-adjunto da Secretaria de Justiça e Segurança Pública e, em 2017, passou a comandar a Sejusp/MS.

 

Secretário de Governo (Segov)

Pedro Caravina, secretário de Governo-MS

Pedro Caravina é deputado estadual eleito, formado em Direito e pós-graduado em Gestão Pública. Esteve à frente da administração do município de Bataguassu por dois mandatos, além de outros dois mandatos à frente da presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Caravina é delegado aposentado e integra a Executiva Estadual do PSDB na função de primeiro-secretário.

 

Secretário de Saúde (SES)

Maurício Simões Corrêa, secretário de Saúde-MS

Maurício Simões Corrêa é médico, cirurgião de cabeça e pescoço. Esteve na direção da Unimed Campo Grande, onde ocupou vários cargos, em diferentes mandatos, entre eles, o de diretor-financeiro e diretor-presidente. Também foi diretor-presidente da Federação da Unimed Mato Grosso Sul e diretor-presidente da Unicred.

 

Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc)

Jaime Verruck, secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação-MS

Jaime Elias Verruck  é economista, doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial pela UCM (Universidade Complutense de Madrid) e possui cursos de formação executiva em Estratégias e Inovação pelo INSEAD/França, pela Universidade da Pensilvânia/EUA (Wharton) e pelo Programa CEO FGV.  Foi diretor corporativo do Sistema FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), responsável pela gestão estratégia do SESI, SENAI, IEL e FIEMS.

 

Secretário de Fazenda (Sefaz)

Flávio César, secretário de Fazenda-MS

O secretário de Fazenda de Mato Grosso do Sul será Flávio César, ele é formado em Relações Públicas, pós-graduado em gestão e marketing integrados e foi adjunto de Eduardo Riedel na Secretaria de Estado de Governo. Ele é ex-vereador, foi Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande e está no Governo do Estado desde 2017. Assumiu a função de adjunto na Segov em 2019.

 

Secretária de Administração (SAD)

Ana Nardes, secretária de Administração-MS

Ana Nardes é advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. Já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília.

Em 2015 ingressou no cargo de Assessora Jurídica no Gabinete da Secretaria de Estado de Governo (Segov), gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário. Em 2019, Ana assumiu a área de compras do governo, onde atuou como Secretária Especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

 

Secretário de Infraestrutura e Logística (Seilog)

Hélio Pelufo, secretário de Infraestrutura e Logística-MS

O novo secretário de Infraestrutura será Hélio Peluffo, atual prefeito de Ponta Porã, possui grande experiência na área de obras públicas e um dos administradores mais bem avaliados do Mato Grosso do Sul.

Formou-se em Arquitetura pela Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro. Foi Secretário Municipal de Planejamento na administração do prefeito Aires Marques (1987 e 88). Elegeu-se vereador para mandato de 1989 a 1992. Foi Secretário de Infraestrutura e de Meio Ambiente e de Governo da administração Flávio Kayatt (2005-2012), período em que coordenou a execução de 200 obras. Hélio Peluffo foi secretário de Obras da Prefeitura Municipal de Maracaju de 2013 a 2016.

Secretário da Casa Civil

Eduardo Rocha, secretário da Casa Civil

O secretário da Casa Civil será Eduardo Rocha, que foi sucessor de Eduardo Riedel na secretaria de Estado de Governo e realizou neste período um trabalho de fôlego na coordenação das secretarias setoriais. Ele é formado em economia, foi eleito três vezes como Deputado Estadual de Mato Grosso do Sul e em 3 de dezembro de 2021 se licenciou para assumir, na mesma data, o comando da Segov no Governo de MS.

 

Procuradora-Geral do Estado (PGE)

Ana Ali Garcia, procuradora-geral do Estado de MS

Ana Ali Garcia permanecerá no cargo de Procuradora-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul. Ingressou em 2005 na PGE e, desde então, exerce a função de Procuradora do Estado. Entre 2008 e 2014, atuou no Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado como Chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete (PGE/PAG). Já entre 2015 e 2016, estava na Chefia da Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Educação (PGE/CJUR-SED).

Ainda em 2016, passou a chefiar a Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (PGE/CJUR-SEGOV) e, em 2018, assumiu a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg). Ela é graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e cursou MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). 
 

 

Secretário de Educação (SED)

Hélio Queiroz Daer, secretário de Educação/MS

Hélio Queiroz Daher é graduado em Geografia, especialista em gestão escolar pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). É professor efetivo na Prefeitura de Campo Grande. Na SED/MS foi coordenador de Educação Básica, superintendente de Ggstão da Rede e Normatização e superintendente de Orçamento e Finanças. 

Atualmente desempenha as funções de superintendente de Políticas Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul (SUPED/SED), conselheiro-presidente do Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (CEE/MS) e Conselheiro-membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCEE).

 

Secretário de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Setescc)

Marcelo Miranda, secretário Setescc/MS

Formado em Educação Física pela UFMS, Marcelo Miranda, é pós-graduado em Treinamento Desportivo pela PUC-MG e tem mestrado em Motricidade Humana (Unicamp). Técnico vice-campeão nacional de handebol em 1989, já levou seus conceitos inovadores à UCDB, onde implantou o primeiro curso de bacharelado de Educação Física do Estado e é membro efetivo do Conselho Federal de Educação Física.

 

Secretária de Direitos Humanos e Assistência Social (Sedhas) – interina até fevereiro/23

Elisa Nobre, secretária interina Sedhas/MS

Elisa Cléia Pinheiro Rodrigues Nobre é graduada em Serviço Social pela Universidade Católica Dom Bosco, com especialização em Gestão de Políticas Públicas Sociais e mestrado em Educação, atuando nos seguintes temas: Política Pública, Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, monitoramento e avaliação, Terceiro Setor, Educação, Formação de Professores, Migração e Memória. Foi professora EAD e coordenadora-adjunta do curso de Serviço Social EAD da Universidade Anhanguera-Uniderp (2009-2012); Coordenadora do Curso de Serviço Social EAD da Universidade Anhanguera-Uniderp (2012-2014). Atualmente é secretária-adjunta da Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (SEDHAST/MS).

 

Secretária do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE)

Eliane Detoni, secretária do Escritório de Parcerias Estratégicas (EPE/MS)

Eliane Detoni é graduada em Arquitetura e Urbanismo, especialista em Gestão Regional e Urbana pela UFMS e Direito Urbanístico e Ambiental ENSUR/IBAM, especialista em PPP e Concessões pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) e pela London School of Economics and Political Secience (LSA), specialista em Negócios e Direito da Infraestrutura pelo Cedin e possui Certificação Internacional CP3P (F) da APMG International.

Atua na área pública desde 1992. Foi professora titular da disciplina de Planejamento Urbano na Universidade Católica Dom Bosco e atuou como consultora em vários municípios, em projetos financiados por organismos multilaterais de crédito.

Formada pelo Programa de Desenvolvimento de Conselheiros de Administração da Fundação Dom Cabral e atualmente é Conselheira da Rede Intergovernamental para o Desenvolvimento das Parcerias Público-Privadas (Rede PPP); membro titular do Conselho Gestor de Parcerias do Estado de Mato Grosso do Sul (CGP); membro titular do Conselho de Orientação da Agência de Regulação de Mato Grosso do Sul (AGEMS) e membro do Infra Women Brazil (IWB).