Veículos de Comunicação

3

Azambuja foi governador que mais cumpriu promessas feitas em campanha, aponta pesquisa

Levantamento foi feito pelo site de notícias G1, que avaliou o desempenho de governadores e da presidente

Reinaldo Azambuja (PSDB) foi o governador com maior índice de promessas de campanha cumpridas no primeiro ano de mandato, segundo apontou levantamento divulgado pelo G1. De acordo com o estudo, que acompanha o desempenho de governadores e da presidente Dilma Rousseff periodicamente, o governador de Mato Grosso do Sul cumpriu, em seu primeiro ano à frente do Executivo estadual, o equivalente a 30,4% dos seus compromissos assumidos na campanha para os quatro anos de administração.

Atrás de Azambuja, está outro tucano. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), registrou 27,9% das tratativas colocadas em prática.

Para o resultado, o levantamento analisou 23 promessas eleitorais de Azambuja, registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), debates e entrevistas. Dessas, sete foram cumpridas integralmente, duas parcialmente e 14 ainda não foram cumpridas pelo governador.

Entre os projetos executados, o levantamento citou a implantação do sistema de promoção por mérito para o servidor público estadual, com a criação do plano de cargos e carreiras; a criação de uma autarquia para cuidar exclusivamente da questão indígena no Estado e a implantação de uma política regionalizada de incentivos fiscais com o objetivo de auxiliar na melhor distribuição do desenvolvimento indústrial e geração de emprego e renda.

No plano econômico, ainda restam a redução da carga tributária e a extinção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) antecipado e a adoção do limite do Supersimples para micro e pequenos empresários.

Já no setor de educação, o levantamento aponta a adoção do piso nacional para professores da rede estadual de ensino.

E na saúde é destacada a realização da Caravana da Saúde, também promessa de campanha, que foi cumprida neste ano. Ao todo, a ação passou por sete regiões, incluindo Três Lagoas, onde foram realizados 251 mil atendimentos, 44,5 mil consultas gerais, 17,3 mil cirurgias e 9,2 mil exames, aproximadamente.

Entre as promessas cumpridas também está a de aumentar o efetivo policial na fronteira de Mato Grosso do Sul com outros países. Neste ano, foram incorporados à segurança pública mais de 1,6 mil profissionais, distribuídos entre Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Ainda na área de segurança, o levantamento cita a construção de mais presídios e abertura de vagas no sistema carcerário como cumprida parcialmente.