Veículos de Comunicação

Alerta

Famasul e Reflore lançam Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios

No lançamento serão apresentados dados referentes aos índices de incêndios no Estado

Com o tema ‘Apague essa irresponsabilidade’, o Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS e a Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas (Reflore/MS), junto aos seus associados e parceiros, lançam a ‘6a Campanha de Prevenção e Combate a Incêndios’, no dia 3 de maio, às 8 horas, na sede da Casa Rural, em Campo Grande.

No lançamento serão apresentados dados referentes aos índices de incêndios no Estado, as ações que serão realizadas, bem como os objetivos e importância desta campanha, que já se tornou referência em Mato Grosso do Sul. 

No evento será anunciada a reativação da Câmara Setorial de Florestas Plantadas de MS e indicado o coordenador que conduzirá os trabalhos e propostas para o desenvolvimento do setor de base florestal na Câmara pelos próximos dois anos (biênio 2018/2020).

Campanha

Os incêndios são perigosos, podem trazer diversas consequências ambientais, sociais e econômicas. Com relação ao meio ambiente, têm-se a perda da biodiversidade, emissão de gases de efeito estufa, degradação do solo, mudanças climáticas, entre outros. Nos aspectos sociais, em muitos casos os incêndios acabam promovendo o deslocamento de pessoas de áreas de risco, o corte do fornecimento de energia e o mais grave: o óbito humano. E, com relação aos impactos econômicos, têm-se a destruição de rebanhos e plantios, como o de florestas, além do fechamento de rodovias e aeroportos.

Diante disso, por meio de diversas ações, a campanha busca compartilhar conhecimentos sobre formas de prevenção e combate a queimadas, capacitar profissionais, diminuir direta e indiretamente o número de focos de incêndios em MS, tornar o estado referência na prevenção mundial, promover a união dos segmentos do campo e, desenvolver economicamente o estado com atrativos preventivos para as diferentes indústrias. As ações acontecem de maio a outubro,período mais seco do ano.