Veículos de Comunicação

Inovação

Portal pioneiro no país reúne desde dados sobre aldeias até economia de MS

Portal serve também para orientar investimentos privados

Em mais um projeto do Governo do Estado, Mato Grosso do Sul passa a dispor de um único Portal na internet com dados atualizados sobre a Geografia (em imagem de altíssima resolução) de um determinado município, a existência de serviços públicos como escolas, hospitais, estradas, e até mesmo a visualização de assentamentos, aldeias indígenas, com marcadores que demonstram as políticas públicas implantadas para atender essas comunidades.

O Portal de Informações e Geoposicionamento de Mato Grosso do Sul (PIN/MS) foi lançado em ato na última sexta-feira de abril, no auditório da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), com as presenças dos secretários de Estado Jaime Verruck (titular da pasta) e Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica); representantes de órgãos e instituições ligadas ao setor, entre outras autoridades e público convidado.

Jaime Verruck, cuja pasta está encarregada de gerir o Portal, destacou a relevância e importância do projeto para a governança pública e para orientar investimentos privados em médio e longo prazos. “O PIN é o grande projeto do Estado. Estamos iniciando ele com o setor de produção, mas o que nós queremos é colocar mais informações para toda a população. Nossa ideia é que todas as secretarias estejam envolvidas. Podemos ter informações sobre todas as escolas públicas, unidades de saúde e outras informações de governo, tudo georeferenciado. Já temos nele as informações sobre unidades de conservação, assentamentos, sistema viário. É um instrumento de planejamento sem similar no País. Não há um portal, hoje, com uma base georeferenciada de tão alto grau de precisão no Brasil”, afirmou.

O PIN consiste em uma ferramenta corporativa do Governo do Estado sem precedente histórico, assegura o gerente de Regularização Fundiária e Cartografia da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Jadir Bocato, responsável pela coordenação do projeto. “Antes a gente não tinha a capacidade de cruzar as informações geradas pelas diferentes secretarias, sistematizar e padronizar isso para disponibilizar ao público. Agora isso é possível”, disse.

Com caráter inovador e transparente, o Portal serve também para orientar investimentos privados, como exemplifica o secretário Jaime Verruck. “De qualquer lugar do planeta o empresário pode olhar no mapa a infraestrutura existente na localidade, o que produz, a logística disponível, e assim tomar a decisão acertada do município ideal para implantar sua empresa”.

O projeto foi subsidiado com recursos próprios do Governo do Estado. Só no banco de imagens de altíssima resolução (que aproxima o objeto como se estivesse a 30 centímetros de distância do observador) o Governo investiu R$ 5 milhões. O mosaico de imagens com todos os municípios de Mato Grosso do Sul já estão disponíveis no servidor do Portal, além de informações da Agraer e do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

Em breve será abastecido com dados de diversas secretarias da gestão estadual, de modo que ao acessar o endereço eletrônico, o cidadão poderá escolher um município específico e filtrar as informações que quer ver. Será possível saber, por exemplo, se existem assentamentos, terras indígenas, aeródromos no espaço territorial selecionado; bem como visualizar os cursos d´água, rodovias, pontes, escolas, bancos, postos de saúde, até mesmo a cobertura vegetal do local, entre uma infinidade de outras variáveis.

O PIN está sendo gerido pela Semagro, através dos órgãos vinculados Imasul – encarregado da coordenação -, e da Agraer – responsável pela padronização e homologação das informações. O suporte técnico é da Superintendência de Gestão da Informação (SGI), órgão vinculado à Secretaria Estado de Fazenda (Sefaz). 

(Informações Notícias MS)