Veículos de Comunicação

Sexta É O Bicho

Veterinária alerta sobre riscos de intoxicação alimentar em animais

Especialista dá dicas de alimentação para o animal doméstico

Compartilhar o alimento com animais doméstico é muito comum entre os “papais” babões. Embora o animal esteja com vontade de provar do alimento humano, a comida pode fazer muito mal a ele. É por isso que, de acordo com a médica veterinária, Raiza Medeiros, fazer o animal passar vontade não prejudica a saúde dele e pode evitar os transtornos de uma intoxicação alimentar.

A dica, explica a especialista, é ter cuidado redobrado com os alimentos que ficam disponíveis e deixar algo permitido para eles, como biscoitos caninos, ração ou até mesmo um frango sem temperos e gorduras. “Eu sempre recomendo que o dono deixe uma marmitinha com um frango grelhado sem muito tempero e gorduras, no jeito, para dar pro animal quando ele sentir vontade de comer de sua comida”, explica.

Os problemas decorrentes da intoxicação são inúmeros, muitos deles graves. Raiza explica que alimentos condimentados ou muito gordurosos, por exemplo, podem levar a vômitos e diarreia. Já os chocolates podem causar graves intoxicações, já que os cães possuem grande deficiência em metabolizar os seus componentes.

Protetoras

Ainda falando em saúde animal, o programa “A Casa é Sua” recebeu nesta sexta-feira (20), na estreia do quadro “Sexta é o Bicho”, Vandessa Borges, tesoureira do Protetoras Três Lagoas.

Vandressa fala sobre o grupo de voluntários que ajudam animais de ruas e convida a população para uma ação solidária.

Veja no vídeo: