Veículos de Comunicação

Cultura

‘Nós adaptamos os pratos no Brasil’, afirma professor de culinária japonesa

A evolução da culinária oriental no Brasil se deu de forma tão rápida que se tornou confuso separar as duas

Não é de agora que a comida japonesa tem ganhado força nas opções de alimentação dos brasileiros. A comida japonesa cada vez mais tem sido opção em momentos casuais ou especiais.

Para o professor Bruno Alves, 34, que tem especialização na Austrália e atualmente ministra aulas e é proprietário de um restaurante de comida japonesa em Campinas (SP), os pratos nipônicos foram adaptados no Brasil. “É comum nos pratos japoneses encontrarmos mais arroz do que o habitual na culinária tradicional, como por exemplo, os casos dos sushis, que aqui no Brasil, tiveram seu tamanho reduzido e ganharam o cream cheese para amenizar o alimento cru”, explica ele.

Outra evolução dos alimentos nipônicos no Brasil foi a gama de hots, que são os alimentos fritos. “Os hots são a porta de entrada para quem pretende comer comida japonesa”, assinala ele. Alves explica, que para os novatos na culinária oriental, os hots são a melhor opção e depois os sushis com menos peixe cru.

Em Paranaíba (MS) atualmente há cerca de dois restaurantes que servem comida japonesa, além de vários deliverys. Alves, está em Paranaíba ministrando curso para os colaboradores de uma peixaria.

Ele afirma que a evolução da culinária oriental no Brasil se deu de forma tão rápida e modifica que se tornou confuso separar as duas. “Nós adaptamos muito a comida japonesa para o nosso paladar e isso causa certa confusão”, pontua.

Alves explica ainda que outra mudança na adaptação da comida japonesa em território brasileiro é a utilização dos pescados grelhados e não cru como na tradicional.