Veículos de Comunicação

Reclamações

Vila Raimundo terá Associação de Moradores e água será cobrada

No mês de maio a redação do JPNEWS recebeu denúncias de moradores do local sobre a escassez de água potável para as atividades cotidianas

O distrito Vila Raimundo, que fica distante cerca de 50 quilômetros de Paranaíba (MS), está se organizando para criar a Associação de Moradores. A proposta é de que após a criação da associação a comunidade possa receber a instalação de medidores a serem fornecidos pela Sanesul, já que um dos principais problemas da comunidade é com relação ao fornecimento de água.

Atualmente a água é obtida através de um poço perfurado na localidade e distribuída sem a instalação de medidores, o serviço é feito de forma precária, uma vez que a bomba é ligada e desligada de forma aleatória, já que o funcionário encarregado do serviço obteve a aposentadoria. O distrito da Vila Raimundo conta com 116 famílias. 

Em visita ao local, o prefeito Ronaldo Miziara disse saber que existem muitos problemas, como a  reforma do posto de saúde, da escola, e iluminação pública, mas,  através da associação vai resolver as prioridades. “É uma forma democrática de administração, atendendo a prioridade dos moradores”, ressaltou o prefeito.

RECLAMAÇÕES

No mês de maio a redação do jpnews.com.br recebeu denúncias de moradores do local sobre a escassez de água potável para as atividades cotidianas, desde o mais simples como lavar louça, até realização higiene pessoal.

De acordo com as denúncias, duas bombas em poços artesianos, furados há mais de 20 anos, fazem os serviços de levar água até duas caixas que foram instaladas há também cerca de 20 anos, porém, estas caixas, por serem antigas, estão com problemas de vazamento e não conseguem levar o serviço de boa qualidade até as residências. Além disso, por diversas vezes ela se queima e durante vários dias os moradores ficam desabastecidos, segundo relato dos moradores.

Outro problema, segundo os moradores, é a má instalação da Unidade Básica de Saúde, que não possui bancos na área externa e, por vezes, os moradores ficam expostos ao sol e chuva enquanto aguardam atendimento, pois o local não tem cobertura.

Os moradores contaram também, que a pessoa que realizava a manutenção no serviço faleceu, e desde então estão com problemas.Segundo os relatos, a pessoa que está fazendo o serviço de manutenção atualmente é um voluntário, não recebe e disse aos moradores "que mesmo sem receber não pretende parar os serviços, pois se compadece das crianças e idosos que residem na Vila."