Veículos de Comunicação

Variedades

Ultra Quattro, a versão ultra leve do Audi TT

Protótipo de baixo peso apresenta relação peso/potência de apenas 3,6 kg/cv

Menos peso para maior desempenho. Foi com esse objetivo que a Audi desenvolveu o TT Ultra Quattro, um protótipo de baixo peso que apresenta uma relação peso/potência de apenas 3,6 kg/cv. A estreia está agendada para a próxima semana, em Wörthersee, na Áustria.

Há um estudo que pretende demonstrar algumas das soluções para o próximo TT, que se distingue essencialmente pelo trabalho feito na redução de peso. O TT Ultra Quattro pesa apenas 1111 kg – menos 300 kg que o modelo normal e conta com um motor 2.0 TFSi de 310cv.
 
Para tirar três centenas de quilos, a Audi apostou numa minuciosa dieta e na utilização de materiais leves, incluindo elementos em magnésio (menos 43 kg) e titânio na estrutura do veículo. 
 
A armação em aço dos bancos traseiros foi substituída por outra, em plástico reforçado por fibra de carbono. Essa substância plástica foi aplicada também no túnel central, nos pilares laterais e no tejadilho.
 
Foram ainda adotadas outras soluções na rigorosa dieta, como o uso de mais alumínio e fibra de carbono, material utilizado no tabeliê, nos painéis das portas e no console central.
 
Travões cerâmicos, jantes e a suspensão têm, igualmente, diversos materiais mais leves. A bateria em chumbo foi substituída por uma de lítio, 4 kg mais leve, enquanto as rodas de liga leve, em alumínio e fibra de carbono, tiram mais 20 kg do peso total (5 kg por roda).
 
O resultado de tudo isso é evidente nas performances deste TT Ultra Quattro. A aceleração de 0 aos 100 km/h é alcançada em 4,2 segundos (menos 0,7s que o TT-S). A velocidade máxima estimada é de 275 km/h.
 
O TT Ultra Quattro será apresentado na próxima edição do Wörthersee Gti, evento que reúne todos os anos em Wörthersee, na Áustria, milhares de entusiastas da marca alemã.