Veículos de Comunicação

Empresas

MS ocupa 17ª posição no fechamento de lojas;Três Lagoas registrou mais empresas constituídas que extintas

Número de empresas abertas, em Três Lagoas, neste ano, tem sido maior do que as que fecharam as portas

Estudo divulgado recentemente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra o fechamento líquido de 95,4 mil lojas no varejo com vínculo empregatício em 2015, no País. Mato Grosso do Sul ocupa a 17ª posição no ranking, com queda no número de estabelecimentos de -9,9% em relação a 2014.

Apesar do índice negativo, Mato Grosso do Sul está abaixo da média nacional, que foi de -13,4%. Para o presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio/MS), Edison Araújo, Mato Grosso do Sul poderia estar em uma situação melhor se o setor produtivo não estivesse tão penalizado com as alterações na carga tributária e devido o ao alto custo de produção. “Embora estejamos cautelosos, acreditamos que logo vamos conseguir superar essa crise, voltar a crescer e gerar emprego e renda. Precisamos nos organizar, ter o foco na gestão e continuar trabalhando muito”, declarou.

Três Lagoas

Apesar do cenário econômico desfavorável, ou pelo menos de cautela, para investimentos, o número de empresas abertas, em Três Lagoas, neste ano, tem sido maior do que as que fecharam as portas. De janeiro a novembro deste ano, 350 empresas foram constituídas na cidade, e 139 extintas. Os dados são da Junta Comercial do Mato Grosso do Sul (Jucems) e não incluem o Micro Empreendedor Individual.

Os números equivalem, em média, 31, 8 empresas abertas, por mês, ou uma, por dia, em Três Lagoas. Percentual maior, se comparado ao número de empresas fechadas, que tem registrado uma média de 12,2 extintas/mês. Em todo o ano de 2014, 430 empresas deram início às suas atividades em Três Lagoas, e 118 fecharam as portas.