Veículos de Comunicação

Combate

Três Lagoas registra roubos e furtos de 39 celulares; bloqueio passa a ser feito pelo número

Antes, era preciso informar os 15 algarismos do código IMEI para realizar o bloqueio junto à operadora

A cidade de Três Lagoas registrou, em média, 39 ocorrências de roubo e furto de celulares nos dois primeiros meses deste ano, segundo dados da Polícia Civil. O número já corresponde a 16,4% do que foi registrado durante todo o ano de 2015 na cidade, quando 237 aparelhos foram levados por ladrões.

O levantamento foi feito a partir de boletins de ocorrências na Delegacia Regional de Três Lagoas e aponta que, a cada mês, 19 celulares foram roubados ou furtados na região. Segundo a Polícia Civil, apenas uma pessoa foi presa em flagrante praticando o roubo e a chance de recuperar o aparelho celular é pequena.

Conforme os registros, de 1º de janeiro a 29 de fevereiro de 2016 foram registradas 28 ocorrências de furto e 11 roubos de celulares. O número é considerado alto pela própria polícia e uma das medidas para tentar combater este tipo de crime foi anunciada nesta quinta-feira, 8, pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) .

Nova medida

A partir de hoje está mais fácil bloquear celulares roubados, extraviados ou perdidos, bastando apenas ao usuário informar o número da linha para a operadora. Até então, a pessoa conseguia realizar o bloqueio junto à operadora se indicasse os 15 algarismos do IMEI (International Mobile Equipment Identity, na sigla em inglês), espécie de RG desses aparelhos.

O IMEI pode ser consultado pelo usuário na caixa do produto, na nota fiscal, ou diretamente no celular, digitando *#06#.  Ele também pode ser localizado na parte traseira do aparelho, em geral perto da bateria, caso o celular esteja descarregado.

Para evitar que as pessoas adquiram celulares roubados, foi disponibilizada, na internet, uma página  na qual é possível saber se os identificadores IMEI estão bloqueados. A consulta pode ser feita pelo site www.consultaaparelhoimpedido.com.br.

Segundo a Anatel, a possibilidade de fazer o pedido de bloqueio em delegacia está disponível na Bahia, Ceará e Espírito Santo. Em breve será possível fazer o mesmo procedimento junto à Polícia Federal e com as policias civis de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.