Veículos de Comunicação

Expotrês

Plantio de florestas entra em debate em feira rural

Integração entre lavoura, pecuária e floresta é destaque na 39ª edição da Expotrês

 Expotrês – Feira Agroindustrial de Três Lagoas –chegou este ano à sua 39ª edição com novidades. Pela primeira vez, o setor florestal fez parte da programação de palestras e workshops promovidos pelo Sindicato Rural em parceria com a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e a ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu). 

A feira termina amanhã com a mostra de touros e um “festival” de carnes bovinas, além de um concurso de churrasco.

Com o crescimento das florestas de eucalipto, a criação de gado perdeu espaço e a integração é tema da discussão. “É possível ter as duas culturas juntas no mesmo espaço”, disse o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Marco Garcia. Para o secretário estadual de Agricultura, Fernando Lamas, é preciso aprimorar a tecnologia de produção na pecuária. “Temos oito milhões de hectares de pastagens degradadas no Estado. Se não aumentar o rebanho, nós podemos liberar muita área para a agricultura. Se aumentar o rebanho, podemos triplicar nossa produtividade”, afirma.

Apesar de perder espaço, a pecuária não perdeu importância no agronegócio. O setor é responsável por R$ 592,2 mil no Produto Interno Bruto (PIB) de Três Lagoas. “Perder volume não quer necessariamente perder valor. Eu acho que tem muito que se avançar aqui em MS de forma geral, no valor agregado do produto que sai daqui”, explica o Diretor-Executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio.