Veículos de Comunicação

Desburocratização

Empresas poderão ser abertas em 5 dias com processo totalmente online

Rede Simples facilita a abertura de empresas na cidade com mais rapidez e facilidade

Abrir uma empresa em Três Lagoas ficará mais fácil e rápido. O município passou a contar com a Rede Simples, um sistema que integra União, Estados e municípios tornando mais ágil a abertura, alterações cadastrais, licenças de funcionamento e baixa de empresas, diminuindo de 83 dias para cinco todo o processo que agora passará a ser feito digitalmente. Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Sebrae trabalharão em conjunto para desburocratizar cada vez mais a vida destes empresários. 

Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico deTrês Lagoas, André  Milton, é de suma importância este trabalho de desburocratização para as empresas de baixo risco. “O objetivo do Governo com o Sebrae deve ser sempre este, ou seja, desburocratizar cada vez mais a vida dos micro e pequenos empresários, não medindo esforços para ajudá-los”.

Como funciona

Totalmente online, o processo de abertura de empresa, feito no Portal Empresa Simples (www.empresasimples.gov.br), é dividido em duas partes: viabilidade de localização (análise realizada pela prefeitura onde o sistema realiza o estudo e o solicitante recebe a resposta em poucos dias pela internet) e registro empresarial. O solicitante só comparecerá a Junta Comercial para formalização, entrega de documentos e pagamento de taxas. A certificação, digital neste caso, facilita ainda mais o procedimento online.

Após o deferimento pela Junta Comercial, o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), a inscrição estadual e municipal são gerados automaticamente podendo inclusive ser acompanhado no sistema.

Concluídos os processos de registro e inscrições tributárias, o usuário iniciará o licenciamento de sua empresa para receber as autorizações de funcionamento do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Meio Ambiente e demais órgãos licenciadores. A classificação de risco é definida respondendo perguntas sobre a empresa para esclarecer aos órgãos sua forma de atuação, tornando-se automático as atividades econômicas de empresas de baixo risco. As que forem de alto risco serão encaminhadas aos órgãos de fiscalização responsáveis para vistoria antes da liberação do licenciamento.

As licenças, analisadas individualmente, poderão ser consultadas pelos usuários em tempo real no painel disponibilizado no sistema.

Empresas de Baixo Risco

Para uma empresa ser considerada de baixo risco elas não ferem, por exemplo, a Legislação de Normas de Proteção Ambiental da Prefeitura, explica Arrais.

“Um empresário que abre um Lava Jato ou Oficina Mecânica, por exemplo, precisa especificar para onde vai a água, óleo, sabão para não prejudicar o meio ambiente e essas atividades não seriam liberadas na hora, pois precisa de uma adequação. Diferente por exemplo de um empresário que deseja abrir uma loja de confecção pequena na frente de sua casa, pois o risco seria quase nulo ao meio ambiente”. (Com informações da Prefeitura de Três Lagoas)