O horário eleitoral no rádio e televisão para candidatos a prefeito e a vereador foi reduzido, nestas eleições, para o curto período de 26 de agosto a 29 de setembro. Vinte minutos são destinados diariamente aos candidatos para apresentarem suas propostas, de segunda a sábado. E o tempo destinado para candidatos a vereador será de 70 minutos, diariamente.
A grande característica desta campanha é que a lei impôs limitações nas formas de propaganda, além da séria limitação de gastos. Candidatos só podem receber contribuições financeiras – doações em dinheiro – de pessoas físicas. Empreiteiras e outras organizações estão proibidas. Essas restrições, certamente, contribuirão para que o pleito seja menos corrompido pelo poder econômico. Somente poderão gastar além aqueles que tiverem dinheiro próprio para as eleições.
Espera-se que os programas eleitorais no rádio e na TV dos candidatos a prefeito sejam mais propositivos, já que comícios estão fora de moda. Será através destes programas e do contato direto com o eleitor que o candidato poderá ser avaliado e obter ou não a preferência dos que irão votar. Pairam perguntas entre eleitores, nesta arrancada eleitoral: quem são os candidatos? O que pensam? Estão a altura de representar o povo nos poderes Executivo e Legislativo se até o momento não se sabe o que pensam? Os partidos políticos escolheram bem a quem conceder legendas candidatos a vereador?
E ainda. O candidato para este cargo está movido pela vontade de servir a sua comunidade ou está de olho no gordo subsídio da Câmara de Três Lagoas? Quanto aos candidatos a vereador nunca se saberá explicitamente se este é o sentimento que anima a maioria. Para os pretendentes em assumir os destinos da administração municipal, restará uma possibilidade a mais ao eleitor para conhecer seus pontos de vista, opiniões e propostas através de entrevistas no rádio e na TV, que serão levadas ao ar fora do apertado horário eleitoral.
Preocupados em assegurar esta possibilidade ao eleitor, a TVC – Canal 13 e a rádio Cultura FM 106,5 MHz realizarão programas de entrevistas. A democratização de acesso no único canal de televisão da cidade e ao rádio são compromissos inafastáveis de todos os veículos que integram o portfólio do Grupo RCN de Comunicação, que repercutirá as propostas dos candidatos no Jornal do Povo, em seus portais na internet e por onde navega nas redes sociais. A democratização da exposição de ideias nos meios de comunicação contribui substancialmente para que o eleitor comprometido com a seriedade do exercício do voto faça a melhor escolha.
A arrancada eleitoral está dada. A torcida é para que vença a melhor propostas porque Três Lagoas tem pressa em ocupar mais espaços no contexto do desenvolvimento, que tem que proporcionar, simultaneamente, melhoria de qualidade de vida para seus habitantes.
Eleições
Arrancada eleitoral
Leia editorial publicado na edição deste sábado (27) do Jornal do Povo