Veículos de Comunicação

Conscientização

Projeto Florestinha inicia educação ambiental em Campo Grande

Evento realizará diversas atividades didáticas a fim de informar e conscientizar crianças e adolescentes

No dia 21 de setembro é comemorado o Dia Internacional da Árvore e a Polícia Militar Ambiental (PMA), por meio do Projeto Florestinha, começou a partir dessa quarta-feira (14) a realização de trabalhos de Educação Ambiental em Campo Grande e mais três cidades do Interior (São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Ladário). Os trabalhos seguem até 27 de setembro.

SERÃO REALIZADAS ATIVIDADES DIDÁTICAS:

  • Plantio de Mudas Nativas, com palestras sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, erosões, assoreamento, degradação de fauna, etc. (100 mudas serão plantadas).
  • Reciclagem de papel, com palestra sobre a importância da reciclagem, do consumo consciente e os problemas relacionados aos resíduos sólidos.
  • Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre a importância da fauna, bem como os problemas que a afetam, como caça,
  • atropelamentos de animais silvestres, tráfico, manutenção de animais silvestres em cativeiro, pesca, etc.
  • Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: águas, desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.
  • Casa da Energia, com palestra sobre economia de energia, matriz energética, impactos ambientais e fontes renováveis.
  • Trilhas ecológicas – as trilhas já existem dentro do Parque. Nelas as crianças do Projeto Florestinha farão passeio com alunos, discutindo a importância da vegetação, bem como discutindo os problemas relativos ao desmatamento desregrado, visto que toda a área do parque era constituída por processos erosivos (Somente na Capital – Duas sedes do Projeto Florestinha).

As crianças e adolescentes da Unidade do Projeto Florestinha da Capital, instalado no Parque Cônsul Assaf Trad, onde também é um Centro de Educação Ambiental, em parceira com a SEMADUR, iniciam os trabalhos no sábado (17), quando serão plantadas um total de 100 mudas nativas no Parque Cônsul Assaf Trad, o qual passa por recuperação da vegetação. Cerca de 80 alunos de duas escolas participam das atividades. 

De segunda-feira (19) a sexta-feira (23), a partir das 13h30 às 17h00, equipes do Projeto Florestinha recebem aproximadamente 300 alunos de escolas da Capital, no Parque Cônsul Assaf Trad, seguindo o mesmo modelo de oficinas citadas. Durante as atividades na semana, serão plantadas 200 mudas nativas no Parque. Serão realizadas palestras para o público, com discussões sobre a importância da vegetação, problemas relativos aos desmatamentos, tais como: erosões, assoreamento, degradação de fauna, etc. (Com informações Notícias MS)