Veículos de Comunicação

Saúde

Saiba mais sobre febre maculosa

Doença é responsável por cerca de 40 a 100 casos por ano em todo o país

A febre maculosa é uma doença que ocorre em todo o continente americano. No Brasil, a maioria dos casos se  concentra na região Sudeste, havendo também contaminações registradas na Bahia, Ceará, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso do Sul. 
São Paulo e Minas Gerais possuem maior número de casos notificados.

Apesar de ser uma doença tipicamente rural, nos últimos anos, o número de casos urbanos têm vindo a crescer. A doença não é muito comum, sendo responsável por cerca de 40 a 100 casos por ano em todo o país.

A febre maculosa responde bem ao tratamento com antibióticos, mas se não for tratada prontamente, pode matar.  Três entre cada 10 pacientes morrem.
Os primeiros sinais e sintomas da infecção são febre alta, dor de cabeça e mal-estar. Poucos dias depois, lesões de pele, chamadas de máculas, podem aparecer nos membros e no tronco, daí o nome da doença ser febre maculosa. Seu principal vetor é o carrapato estrela, encontrado em cães e capivaras, segundo o Ministério da Saúde.

CONTROLE NATURAL

“Ainda bem que temos uma grande quantidade de aves na Lagoa Maior. São elas que contribuem para que a infestação de carrapatos não seja maior”. 
A exclamação é de Cristóvão Bazan Tabox, veterinário-chefe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Três Lagoas. 
Outro alívio foi o resultado de exames feitos em capivaras e carrapatos, em 2015, que deram negativo para a presença da bactéria nos animais. Isto, segundo Tabox, tranquiliza “em parte” o setor de saúde na cidade.