Veículos de Comunicação

Campanha

CCZ de Três Lagoas divulga calendário de vacinação antirrábica

Campanha já começou na própria unidade e agora se estende para as unidades de saúde

Na próxima segunda-feira (7), o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Três Lagoas, inicia nas unidades de saúde e escolas uma campanha de vacinação contra a raiva. A ação já começou na própria unidade e agora será estendida para diversos pontos do município e segue até dezembro.

 “As pessoas que conhecerem alguém que tenha cão e gato ajude-nos a divulgar, pois neste ano a nossa intenção não é fazer um dia específico para vacina, mas sim, datas e locais estratégicos para a campanha abranger o maior número possível de animais” destacou o veterinário Christóvam Tabox Bazan, coordenador do CCZ.

A meta desta etapa  é imunizar 10 mil cães e dois mil gatos, sendo que foram disponibilizados para o município, 13 mil doses de vacinas antirrábicas.

A principal recomendação feita pelo responsável do CCZ é que o dono do animal que tiver algum cão bravo de levar uma focinheira durante a vacinação. “Hoje sabemos que a cinomose é uma doença transmitida pela saliva e se não tiver a focinheira pode passar de um animal para o outro. Então quem tiver como levar sua própria focinheira é melhor”, disse.

Em relação aos gatos e por se tratar de um animal arisco, Bazan disse que o CCZ tem os próprios sacos para colocá-los durante a vacina, mas se o proprietário tiver  uma gaiola para levar o seu animal, também é aceito. (Com informações da assessoria de imprensa da prefeitura de Três Lagoas)