Veículos de Comunicação

Parceria

UFMS e Auxiliadora assinam convênio para atender alunos do curso de medicina

Convênio é necessário já que o Hospital Regional ainda não foi construído

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e o Hospital Auxiliadora assinaram, nesta segunda-feira (21) um convênio para atender aos alunos do curso de medicina do campus de Três Lagoas.

O convênio é necessário porque o Hospital Regional ainda não foi construído pelo governo do Estado.  De acordo com o diretor do campus da UFMS, Osmar Jesus Macedo, o convênio tem duração de 12 meses e deve ser renovado anualmente até que o hospital fique pronto.

Esse primeiro convênio vai atender os alunos do quinto semestre do terceiro ano do curso de medicina.  A turma é formada pro 41 alunos, que vão realizar aulas praticas no hospital.  
O convênio prevê que a universidade forneça os materiais ao hospital que serão usados pelos estudantes e o governo estadual os equipamentos. 

Participaram da assinatura do convênio o diretor do campus da UFMS, o diretor administrativo do hospital, Eduardo Otoni, a diretora geral do hospital, irmã Aurélia Brioschi, a coordenadora do curso de medicina, Tatiane Perini e o diretor clínico do hospital, o médico oncologista, Rodrigo Melão, além de alunos do curso.

Aurélia Brioschi disse que é uma honra para o hospital, que tem 100 anos, atender a demanda de um curso tão importante como esse de medicina.

Segundo Eduardo Otoni, foram meses de negociação até a assinatura desse convênio, que não prevê repasses financeiros para o hospital por parte da UFMS. No entanto, espera que possa haver empenho dos responsáveis por trazer o curso para que o hospital possa receber um aporte financeiro para atender essa demanda.

Rodrigo Melão disse que o hospital dispõe da estrutura necessária e de bons profissionais para acompanhar os alunos nas aulas práticas. “O hospital tem todas as condições para formação dos alunos. O corpo clínico estará lá para apoiá-los”, destacou.