Veículos de Comunicação

Variedades

Dicas para aproveitar melhor as promoções

É preciso ficar atento aos exageros

Veja as dicas para não se perder em meio a tantas tentaçoes.

– Cuidado com roupas “exóticas”
Na euforia das compras nem sempre nosso bom senso funciona, ele é bloqueado pelos xizinhos vermelhos nas etiquetas, que juram descontos de até 50%. Neste momento, você deve parar e respirar fundo, analisar a peça em suas mãos, esquecer por um momento o fator preço e se perguntar onde diabos você vai usar esse blazer prateado!
– Custo X Benefício
Você tem duas peças nas mãos, uma é um pesado casaco super fashion por R$100,00, a outra é uma jaqueta básica de sarja por R$120,00. O primeiro produto está com 80% de desconto, o segundo com 30%. Parece óbvio que a escolha mais inteligente é o casaco, mas não são só os preços que devem ser observados, mesmo em uma liquidação. Procure raciocinar um pouco, estamos em julho, quantas oportunidades você terá de usar esta roupa até a chegada do calor? Umas duas ou três? Já a jaqueta de sarja você vai usar até a chegada do verão, ela será um bom quebra galho naquelas noites um pouco mais frias de primavera, fora o fato de que sendo uma peça básica, ela pode ser reaproveitada no próximo ano sem parecer datada. Porém, se você vai passar 15 dias no Valle Nevado, Bariloche, ou mesmo Campos do Jordão, o casaco pode salvar sua vida! Viu, é tudo uma questão de perspectivas!
– Não sofra influência do ambiente
Alguns lugares são bagunçados de propósito, parece piada, mas não é. A confusão, o falatório, as roupas amontoadas e a falta de vendedores dão uma sensação deurgência, parece que você tem que agarrar tudo que está na sua frente e correr para o caixa, senão não sobra nada e você não pode perder uma promoção sensacional dessas, onde tanta gente está se engalfinhando, mas não se deixe levar pelo clima,procure com cuidado, deve ter uma boa compra aí em algum lugar e você só vai encontra-lá com a cabeça fria.
– Preste atenção aos preços
Algumas lojas têm como prática, pouco louvável, aumentar os preços dos produtos um pouco antes da liquidação. A camisa que custava R$100,00 vai para R$120,00, depois recebe o desconto de 20% e passa a custar R$96,00, o desconto real é de 4%, se levarmos em conta o valor da semana passada, por isso não deixe de dar uma olhada nas etiquetas, em algumas dá pra ver as remarcações e no caso daquela peça que você está de olho a um certo tempo, procure memorizar o valor, ou anotar em algum lugar, para o caso de você resolver esperar a promoção.
– Tudo misturado
Liquidação é um bom momento para vender também as peças mais baratas, mas que não estão com desconto. É comum encontrar uma arara com uma placa dizendo que está tudo porR$19,99, por exemplo, algumas blusas que não tem mais numeração, cachecóis de lã com fio puxado e algumas regatas de diversas cores e tamanhos. Daí, aproveitando o fato destas últimas serem muito úteis, você compra umas três, mas quando chega em casa cai a ficha que não lucrou nada com isso, comprou pelo preço normal, peças de verão e sem uso imediato. Portanto, não tenha vergonha de perguntar aos atendentes qual o valor anterior das peças que está levando.
– ATÉ 50%
A palavra-chave é ATÉ, que pode significar tudo com 10% ou 20% de desconto, exceto meia dúzia de casacos que não venderam de jeito nenhum no inverno do ano passado e estão ocupando espaço no estoque da loja. Em outras palavras, não dá pra estufar o peito e chamar isso de liquidação, estão dando descontos e é só. Se você acha que vale a pena, tudo bem, caso contrário, passe para o tópico abaixo:
– Quem espera sempre alcança
Existe um ciclo de liquidações durante o ano, elas começam com descontos menores durante a estação para aproveitar o clima, datas especiais (usando a força das mesmas para vender mais e mais) e nas férias, tentando atrair mais movimento para o comércio.
– “Finalmentes”
Não podemos generalizar o que foi dito aqui para todas as lojas que existem. Na verdade, algumas só entrarão em promoção em agosto, colocando tudo o que diz respeito ao inverno, com 40% ou 50% off, outras farão a primeira liquidação somente no final de julho e mais nada, ou seja, isso depende muito do perfil do público e do tipo de produto disponibilizado. Mesmo assim, muitas dessas dicas podem ser aproveitadas em várias ocasiões, portanto, fique esperto.