Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Procura por academias cresce 70% em janeiro

média de alunos novos é de 100 pessoas por academia

Depois de passado o período de final de ano, quando a maioria das pessoas exageram na ingestão de comidas e bebidas, e consequentemente acabam  ganhando alguns quilinho a mais, no mês de janeiro a procura por academias aumenta significativamente. Em Três Lagoas a previsão é de aumento de 70%, comparado aos meses anteriores.

Exemplo disso foi a última segunda-feira, 5, centenas de pessoas resolveram sair do sedentarismo e iniciaram uma atividade física em academias. Em uma academia da cidade, 20 pessoas se matricularam na segunda-feira, para começar o denominado por muitos “Projeto Verão”.

Em médias as principais academias da cidade, informaram que a expectativa para esse mês é de 100 novos alunos matriculados por unidade.

Segundo os proprietários de academias, uma parte dos alunos que ingressam no mês de janeiro, desistem das aulas depois de algum tempo, na maioria dos casos, a desistência acontece porque as pessoas criam a expectativa de perder muitos quilos rapidamente, como o objetivo não é alcançado, eles se frustram e abandonam as atividades.

Amado Moura é fisiculturista e proprietário de academia, ele deu dicas para quem pretende iniciar uma atividade física e não desistir no meio do caminho.Primeiro o aluno precisa fazer um exame médico antes de iniciar os exercícios para saber se está apto ou não para o tipo de atividade escolhida.

“Para começar os treinos a saúde tem que estar 100%, alguns alunos se matriculam na academia com problemas no joelho, coluna, cardíacos e etc, no intuito de solucionar essas dores na academia, mas isso não deve ser feito, a assistência médica precisa ser procurada primeiramente”.

Suellen Marinho Ribeiro, 31 anos, é engenheira e começou academia na segunda-feira, 5, seu objetivo é perder cinco quilos até o carnaval, ela sabe que não será fácil, mas está animada com sua meta.

EVITAR

Segundo Amado quem vai fazer uma atividade física nunca pode ir sem comer, muitas vezes as pessoas na vontade de perder peso rápido deixam de fazer as refeições, um erro grave, ocasionando problemas de saúde.

Procurar não ingerir alimentos gordurosos, frituras e proteínas antes da atividade. Evitar consumir leite, pois ele é gorduroso e atrasa a absorção do alimento, dando a sensação de inchaço, causando ânsia de vômito.

DICAS

A alimentação é um aliado tanto para quem quer perder peso ou adquirir massa muscular, só com o exercício não se consegue resultados satisfatório, afirmou o personal.

Sempre fazer uma boa alimentação, antes das atividades, comer pelo menos 45 minutos antes de inicia-las, o carboidrato é o alimento mais indicado.

Consumir muito líquido, Três Lagoas é uma cidade quente, por isso, exige um maior consumo de líquido, preferencialmente a água, no mínimo dois litros, dia.

SEDENTÁRIOS

Quem nunca fez uma atividade física ou não prática há algum tempo, deve tomar cuidado redobrado. Amado explica que não se pode exagerar na quantidade de exercícios, deve-se ir com mais calma. Quando inicia-se uma atividade é normal sentir dores no corpo após os exercícios, a dor pode durar até dois dias, caso persistir, procure um médico.

Fazer o exercício de forma incorreta, exagerar ao colocar os pesos da musculação e a alimentação incorreta são alguns problemas que podem surgir para quem começa a fazer musculação.

Outro ponto ressaltado é o descanso após os exercícios. É necessário descansar depois das atividades, é no descanso que o processo de perda e ganho acontece, por isso, não adianta fazer o mesmo exercício várias vezes ao dia.

Há 15 anos, Amado Moura participa de campeonatos de fisiculturismo já foi três vezes campeão paulista, duas vezes campeão brasileiro, campeão sul-americano, campeão mundial e campeão da Arnold Classic, ele aconselha quem pretende entrar em uma academia, “A atividade física tem que fazer parte da sua vida, além de ter a consciência de que a musculação é um trabalho a longo prazo. Se você quer ir na praia no final do ano, deve começar a malhar desde o começo do ano, e não deixar para iniciar dois meses antes da viagem.”