Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Como tirar cravos em casa: passo a passo com receitas simples

A pele precisa estar muito limpa, livre de qualquer resíduo

É possível eliminar cravos do rosto sem precisar gastar muito dinheiro com limpezas de pele em clínicas de estética.  Para isso, é preciso seguir alguns passos simples que permitem tirar essas marquinhas indesejadas sem machucar ou marcar a pele. Quem ensina os truques caseiros é a esteticista Natasha Rivero, que explica tim-tim por tim-tim o que você deve fazer.

Segundo a profissional da clínica Auraclara, de São Paulo, antes de tudo é preciso entender que existem dois tipos de cravos: os brancos e os pretos. Os brancos são conhecidos como cravos fechados e ficam elevados na pele, o que torna a remoção mais fácil. Já os pretos, cravos abertos, ganham essa denominação porque acontecem em um poro dilatado da pele, que oxida após o contato da poluição com a oleosidade e o sebo do interior do poro, ganhando essa coloração mais escura.

Atenção: Natasha alerta para uma variação dos cravos brancos. “Se ao tentar extraí-los perceber que estão endurecidos, este não é um cravo e sim um millium e apenas a esteticista deverá removê-lo, pois necessita de um cuidado maior”, explica.

Dicas antes de colocar a mão na massa

A pele precisa estar muito limpa, livre de qualquer resíduo de poluição, suor ou maquiagem.

Se a pele não estiver bem higienizada, há o risco do surgimento de espinhas no local de onde o cravo foi tirado. Isso porque a pele possui bactérias naturais e, ao remover o cravo, fica livre um pequeno espaço que pode se tornar o ideal para a proliferação de bactérias como a Propionibacterium Acnes, bactéria da acne.

Unhas grandes são as maiores causadoras de lesões e marcas no rosto. O ideal é cortar. Mesmo com as unhas curtas, use algodão para envolver os dedos que usar para apertar. Eles são muito importantes para auxiliar na remoção dos cravos e diminuir a chance das marcas conhecidas como sequelas de acne.

Para manter a limpeza de pele é indicado esfoliar o rosto de uma a duas vezes por semana com a receita caseira sugerida na galeria abaixo, higienizar a pele pela manhã e à noite com sabonete facial e tônico, e o uso de protetor solar é essencial.

Hidrate sempre, mas tome cuidado com cosméticos. Opte pelos oil free, não comedogênicos, e para o seu tipo de pele. O ideal é ter uma esteticista ou uma dermoconsultora para te auxiliar.

Beba muita água, coma de maneira balanceada, controle o estresse e exercite-se.