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Governador testa sistema de emissão de Carteira de Trabalho digital

Teste aconteceu na sede da Funtrab

O sistema de emissão de Carteira de Trabalho no formato digital foi testado pessoalmente pelo governador Reinaldo Azambuja, nesta quinta-feira, 14, durante visita institucional a Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul.

O governador foi cadastrado no sistema e terá seu documento pessoal antigo trocado por um atual e digitalizado. O prazo para a entrega da Carteira de Trabalho informatizada é de até 15 dias. Reinaldo elogiou o serviço. “Isso é agilidade, é avanço e é melhor atender as pessoas”, disse.

Ainda durante a visita a fundação, o chefe do Executivo reforçou a ideia de organizar o governo “de dentro para fora” a fim de prestar um bom serviço à população. Ele afirmou querer valorizar o servidor e aprimorar os cursos de qualificação da Funtrab.

Carteira de Trabalho em formato digital

Implantada em 20 de janeiro de 1997, em Curitiba/PR, regulamentada pela Portaria nº 1, de 1997, o novo documento incorpora vários itens de segurança que dificultam as fraudes contra o Seguro-Desemprego, FGTS e benefícios previdenciários, além de proporcionar a integração de ações da área de trabalho que facilitem a identificação por intermédio de uma base de dados única. É confeccionada em material bem mais durável, garantindo que as informações não se percam com o tempo e o uso.

A nova CTPS é emitida por meio de um Sistema Informatizado que impede as emissões em duplicidade e forma um banco de dados do trabalhador que contém dados da qualificação civil do trabalhador e outros complementares como: endereço, número do CPF, do Título de Eleitor, da CNH, fotografia, impressão digital e assinatura digitalizadas e nº do NIS/PIS.

Para a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho, são necessários:
– CPF
– RG (ou certidão de nascimento, ou casamento ou Reservista).
– Comprovante de Residência
Observação: não será aceita a CNH como documento.
Para a emissão da 2ª via:
– CPF
– RG (ou Certidão de nascimento ou casamento ou Reservista)
– Comprovante de Residência
– Boletim de Ocorrência
– Documento oficial com o número, série e UF da Carteira de Trabalho original; ou folha de ponto de empresa, com numeração de PIS e Carteira de Trabalho; ou extrato de contrato de trabalhos anteriores; ou folha de ponto; ou Requerimento de Seguro-Desemprego devidamente preenchido.

Continuação da Carteira de Trabalho:
– CPF
– Carteira de Trabalho anterior
– RG (ou Certidão de nascimento ou casamento ou Reservista)
– Comprovante de Residência

O prazo de entrega da CTPS informatizada é até 15 dias úteis, uma vez que a confecção desta é realizada pela SRTE/MS.