Veículos de Comunicação

Oportunidade

Treze municípios de MS poderão se inscrever no Programa Mais Médicos

As inscrições poderão ser feitas pelas prefeituras até 29 de janeiro

Treze municípios poderão solicitar novas vagas para o Programa Mais Médicos do Ministério da Saúde. As inscrições poderão ser feitas pelas prefeituras até o dia 29 de janeiro através do sistema do Programa (http://maismedicos.saude.gov.br/) . De acordo com o edital do Ministério da Saúde, os municípios de Mato Grosso do Sul que poderão receber o Programa são: Amambai, Aquidauana, Caarapó, Campo grande, Corguinho, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Jardim, Ladário, Miranda e Nioaque.

Em Mato Grosso do Sul, 59 municípios e dois Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs) foram inscritos no Programa entre 2013 e 2014. Neste período, foram designados mais de 200 profissionais em saúde para fortalecer o quadro da Atenção Básica nos municípios do interior.

De acordo com o edital, no dia 10 de abril, caso existam vagas remanescentes, será aberta chamada para brasileiros formados no exterior e no dia 5 de maio para médicos estrangeiros. Em 8 de junho, ocorrerá o módulo de acolhimento para esses médicos. Para dar continuidade da assistência à população serão lançadas, a cada trimestre, novas vagas aos municípios. Os municípios que atualmente não têm capacidade instalada poderão ser contemplados posteriormente.

Criado em 2013, o Programa Mais Médicos ampliou à assistência na Atenção Básica fixando médicos nas regiões com carência de profissionais. De acordo com o Ministério da Saúde, por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% dos municípios do país e os 34 Distritos Sanitários Indígenas.