Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Basquete feminino é destaque em amistoso no interior de São Paulo

Projeto social tem duas equipes campeãs em amistoso

O “Projeto de Treinamento Esportivo Parque São Carlos”, da Secretaria Municipal de Educação, vem revelando talentos no basquetebol feminino em Três Lagoas. As categorias sub-12 e sub-14 voltaram para casa com o título de campeãs do 28º Jogos da Amizade da cidade do interior paulista Estrela d’Oeste (SP), realizado neste final de semana.

O amistoso comemorou o 73º aniversário do município, mas o presente mesmo foi para as duas equipes, somando 13 atletas, de basquetebol feminino da Escola Municipal Parque São Carlos. Ambas bateram seis equipes para chegarem à final e levarem o título.

A professora do projeto, Flávia Araújo, conta que a vitória foi comemorada com fervor e um tanto de cansaço. O ano já começou agitado para as equipes que não tiveram muito tempo de férias. “Elas [atletas] se dedicam bastante ao esporte, assim como ao estudo. As equipes treinam muito para poder trazer bons resultados. Foram vários jogos, e muito treinamento, que no final valeu a pena todo esforço. Nenhum dinheiro paga a cena que vimos ao voltar de viagem, elas estavam dormindo com expressão totalmente felizes, abraçadas as medalhas no peito. Todo o cansaço se desfaz em emoção e satisfação”.

PARTIDAS

Cada equipe disputou três partidas. Todas elas foram vencidas com folga de pontuação. Flávia conta que a rotina de treinamento segue todos os dias da semana, horário contrário ao período de aulas. “Treinamos de segunda-feira a sábado. Trabalhamos a parte técnica e física. Elas estudam um período e treinam em outro”.

A categoria sub-12 venceu a equipe da casa por 30×3, venceu Paranaíba por 40×17 e bateu Andradina (SP) de 16×0.

A categoria sub-14 também venceu a equipe de Estrela d’Oeste por 31×8, venceu Andradina por 32×10 e Votuporanga (SP) por 22×05.

PROJETO

A professora diz que um dos requisitos para que a aluna participe do projeto é obter notas boas. O projeto voltado, por ora, apenas para meninas, já atende a 30 alunas da escola.

Segundo Flávia, o projeto já existe há cinco anos. Porém, no ano de 2014 começou a ganhar força com a classificação de 3º lugar nos Jogos Abertos de Mato Grosso do Sul (Jams). Para a professora, a vitória atraiu mais atletas. “As alunas e as famílias viram que é possível ter uma equipe de destaque em nível estadual. O esporte também é indispensável no processo de educação. E aliar isso a bons desempenhos em campeonatos faz com que o projeto ganhe força e tenha mais atletas a cada ano”.

A professora agradeceu a Secretaria Municipal de Educação, a diretora da escola Viviane Silva e o adjunto Juvenil Moreira.