Veículos de Comunicação

Oportunidade

Unei de Três Lagoas só entra em funcionamento em fevereiro

O diretor da unidade informou que a unidade está totalmente pronta

A nova Unidade Educacional de Internação (Unei) Tia Aurora de Três Lagoas, começará a funcionar no começo de fevereiro, segundo previsão do Diretor da unidade, João Batista Pinheiro.

Inaugurada no dia 17 de dezembro do ano passado, pelo ex-governador André Puccinelli, a nova Unei encontra-se fechada atualmente e os funcionários e internos continuam no antigo prédio que ainda está em funcionamento.

De acordo com Pinheiro, o prédio da nova Unei depende de mobiliário e formação  de nova equipe, uma vez que por se tratar de uma unidade regional precisa ser aparelhada integralmente. “As atividades ainda não foram iniciadas e devido a transição do governo estadual, temos que esperar a ampliação do quadro de pessoal, que depois terá que se inteirar do funcionamento da Unei de Três lagoas. Agora estamos aguardando os tramites final”.

PENDÊNCIAS

O diretor informou que a unidade está totalmente pronta, faltando apenas a instalação de mobiliário e definição da nova equipe. Todos os móveis foram adquiridos e estão em Campo Grande, aguardando definir transporte para ser entregue aqui em Três lagoas.

Ao todo 38 colaboradores trabalham na unidade. Conforme Pinheiro o número ideal para atender toda a demanda da Unei e funcionar em quatro plantões, é praticamente o dobro do quadro de pessoal que trabalha atualmente na unidade.

 “No ano passado foi realizado um concurso público para contratação de todos os colaboradores, porém a aprovação não foi suficiente. O novo governo está analisando se será feito novo concurso ou haverá contratações”, explicou o diretor.

UNEI

Com investimento de aproximadamente de 7 milhões, distribuídos em 30 mil m², a Unei tem  capacidade máxima para 70 internos. Sendo 10 para unidade provisória, 58 para unidade de internação  e duas vagas para internos portadores de deficiência física.

Atualmente, a Unei abriga treze adolescentes de 15 a 19 anos, das cidades de Três Lagoas, Água Clara e Paranaíba.

A unidade oferece aos internos aulas de ensino médio e fundamental, informática, atendimento psicossocial, médico e odontológico. Os adolescentes também recebem Plano Individual de Atendimento (PIA), com participação dos seus familiares.

Os jovens também podem ingressar em cursos técnicos, no ano passado foi oferecido cursos de mecânica de motos e soldador. O diretor destacou ainda que a nova unidade dispõe de espaço amplo, proporcionando mais possibilidades de outros cursos.

Considerada a maior unidade do estado e uma das maiores do país, o prédio está localizado nas imediações da BR-262, no Jardim Imperial.