Veículos de Comunicação

Oportunidade

Projeto de conscientização ambiental reúne 35 professores

Oficina do CONPET na Escola aconteceu no centro de eventos do Sinted

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), promoveu nesta quarta-feira, 4, o encontro anual para oficina do Programa Nacional de Racionalização do uso dos Derivados do Petróleo e do Gás Natural, o CONPET na Escola. O evento faz parte da programação da Semana Pedagógica 2015. O programa tem como público alvo professores da Rede Municipal de Educação (REME), com objetivo de disseminar conteúdo para conscientizar o uso das diversas fontes de energias.

A oficina foi realizada no centro de eventos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas (Sinted/TL), e dividida em duas etapas entre teórica e prática. Na primeira, o engenheiro de Meio Ambiente da Petrobras, Antônio Martins, apresentou o programa e suas áreas de atuação, a origem e uso do petróleo e a utilização dos recursos naturais na matriz energética. Na prática, os professores foram divididos em grupo, onde cada um ficou responsável em elaborar um plano educacional com os assuntos apresentados, e formas de aplicação em sala de aula.

O secretário da Educação, Mario Grespan, enfatizou que a preservação ambiental e o uso responsável das matrizes energéticas integram o plano de educação da secretaria. “No modelo e na filosofia de ensino da SEMEC inclui a preocupação com meio ambiente. Além disso, o aluno é um agente multiplicador, o conhecimento é que leva à preservação, e será multiplicado em casa, com seus pais, familiares e nos diversos meios de convivência social”.

O professor Wagner Barbosa, da Escola Municipal Maria Eulália, diz que o conhecimento apresentado na oficina embasa o conteúdo já aplicado em aulas na REME. “O professor passa conhecer melhor as matrizes energéticas, como água, petróleo, gás natural, e outras fontes de energia não renováveis. Todo o conteúdo foi apresentado de forma simples e didática, o que facilita a compreensão. Esse conhecimento mais aprofundado auxilia que o docente tenha condições de despertar no aluno a necessidade de preservar o meio ambiente. Acredito também que o conhecimento aplicado e multiplicado irá formar uma geração mais consciente e mais responsável, que usará com responsabilidade, os recursos naturais que a humanidade dispõe”.

Os professores receberam um kit contendo caneta, caderno, bolsa ecológica e um CD com conteúdos interativos referentes aos temas apresentados.

O CONPET é um Programa do Governo Federal, vinculado ao Ministério de Minas e Energia – MME, e executado com o apoio técnico e administrativo da Petrobras e aplicado em Três Lagoas através da SEMEC.