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Três Lagoas

Professores do município recebem capacitação de Educação Inclusiva

Foram apresentadas diretrizes de ensino para alunos com deficiência

Os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Três Lagoas, dos segmentos do Berçário, dos maternais I, II e III, dos períodos matutino e vespertino receberam capacitação com o tema “Educação Inclusiva na Escola”. O evento teve como objetivo apresentar a proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de práticas pedagógicas inclusivas para crianças com necessidades especiais. A capacitação foi realizada nesta quinta-feira (5), na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus I.

O evento foi ministrado pela equipe do departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Semec. Segundo a pedagoga especialista em educação especial, Mirian Vieira, o objetivo é proporcionar aos professores formação continuada. “É preciso que o professor esteja devidamente capacitado para atender a diversidade do ambiente escolar. A Semec quer que o docente esteja embasado com as melhores práticas para se conscientizar, aceitar, compreender e ter compromisso com uma linha de ensino que inclua todos e quaisquer alunos”.

A formação continuada é realizada anualmente, e neste ano, as palestras tiveram como material de apoio vídeos, apresentações de material informativo e estudo de casos. Cerca de 80 professores participaram da capacitação. Com a especialista, formam o AEE, mais cinco profissionais. Uma pedagoga, Cláudia Amélia, duas psicólogas, Ludmila Agutolli e Talita Cristina e duas assistentes sociais, Rutilei Garcia e Rosemila Cardoso.

INCLUSÃO

A assessora educacional e diretora do Departamento Pedagógico da Semec, Jussara Fernandes, diz que o objetivo é transformar e consolidar a escola em um espaço para todos. “A educação é um direito de todos. Portanto, a educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular, favorecendo a diversidade. Além disso, oportuniza para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do aluno”.

A Semec, segundo a assessora, tem como filosofia na sua linha de alfabetização, que a inclusão da criança com necessidades especiais na escola regular, proporciona a construção de cidadania. “Todo e qualquer aluno um dia pode ter necessidade especial. O ambiente escolar, e todos os setores e pessoas que o compõe, deve estar preparado para administrar a diversidade, de forma a proporcionar o exercício da cidadania. Porém, é preciso ter recursos pedagógicos que possibilitem a permanência e desenvolvimento pleno estendido também às crianças com necessidades especiais”.