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Três Lagoas

Semana Pedagógica encerra com palestra de Educação Inclusiva

Evento reuniu cerca de 500 profissionais da educação

A Semana Pedagógica, promovida pela Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), através do Departamento Pedagógico, encerrou na última sexta-feira, 6, com palestra da mestre e especialista em educação inclusiva, Márcia Storer. O evento aconteceu no Salão de Eventos da Vila Vicentina e reuniu cerca de 500 profissionais da Rede Municipal de Ensino (REME).

A palestra com o tema de “Educação Inclusiva” teve como público alvo diretores, diretores adjuntos, especialistas, atendentes, estagiários e todos os professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II.

O objetivo da palestra, de acordo a assessora educacional e diretora do Departamento Pedagógico da SEMEC, Jussara Fernandes, é qualificar os profissionais de educação. “O tema explorado é uma necessidade da REME, contempla as ações e práticas que são aplicadas no dia a dia no ambiente escolar. Pois, temos como filosofia, a educação inclusiva. A especialista, através de palestras, e outras atividades realizadas pela SEMEC, compartilha seu conhecimento teórico e prático para que no dia a dia, os profissionais dos diversos setores da educação, possam aprimorar o atendimento aos nossos alunos. A formação continuada e domínio do conhecimento é uma das metas da SEMEC para alcançar a totalidade da educação de qualidade”.

A palestrante, Márcia Storer, avalia como positiva a educação inclusiva de Três Lagoas. “No país inteiro nos deparamos com situações que dificultam as práticas educacionais, principalmente, na educação inclusiva. O que eu vejo em Três Lagoas é um avanço, no sentido de que não há limite para buscar a superação das dificuldades, não há limite com comprometimento da SEMEC em melhorar o atendimento, formação e inclusão do aluno com necessidades especiais”.

PÚBLICO

A diretora da Escola Municipal Maria Eulália, Laura de Caceres, diz que o evento colabora para direcionar as ações desenvolvidas na escola. “O conhecimento que absorvemos com a palestra, se multiplica como um norte. Muitas vezes esbarramos em situações que não sabemos exatamente como proceder, e essa é uma oportunidade de sanar essas dúvidas e depois reaplicar as ações de forma melhorada”.

A monitora Dayane Santiago, da escola Municipal Ramez Tebet, diz que a palestra apresenta alternativas e soluções para o cotidiano na execução da educação inclusiva, facilitando o trabalho dos profissionais envolvidos.

A professora Romilda Ferreira Mometi, também da Ramez Tebet, diz que a palestra “tem cunho libertador. Pois, quando passamos a perceber e entender o próximo, respeitando suas necessidades, é possível desenvolver o trabalho de forma mais humana”, finalizou.