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Três Lagoas

SEMEC implanta em Três Lagoas Fórum Permanente de Educação Infantil

Nesta quarta, 11, aconteceu a primeira reunião entre os membros

O Fórum Permanente de Educação Infantil de Três Lagoas (FORUMEIMS), integrante do Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB), realizou a primeira reunião de 2015 nesta terça-feira, 11, no Centro de Eventos do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (SINTED). O objetivo do encontro foi definir temas e ações para serem debatidas e aplicadas na melhoria do atendimento na Educação Infantil.

A Secretária Municipal de Educação e Cultura (SEMEC), por meio do Segmento Educação Infantil do Departamento Pedagógico, implantou no último dezembro o FORUMEIMS em Três Lagoas. O Fórum tem objetivo de debater e propor ações a fim de garantir a qualidade no atendimento na Educação Infantil no município.

Os membros do FORUMEIMS, participantes da reunião, são as técnicas dos departamentos e técnicas do segmento da Educação Infantil da SEMEC, representantes do Conselho Municipal de Educação da Rede Municipal de Educação (REME), do Sinted, de profissionais em educação da REME, como os atendentes e professores, representantes dos gestores dos Centros de Educação Infantil (CEI’S) e participou também Secretaria de Educação de Aparecida do Taboado.

Na reunião ficou decidido que os encontros acontecerão mensalmente, e que alguns dos temas escolhidos, serão trabalhados em formato de palestra, que poderão ser apresentadas por convidados ou pelos próprios membros do FORUMEIMS.

De acordo com uma das técnicas do Segmento Educação Infantil do Departamento Pedagógico, da SEMEC, Vera Medeiros, os temas são escolhidos e debatidos pelos membros conforme a identificação das necessidades do segmento no município. Em um segundo momento, a técnica informou que os membros podem sugerir ações nas instituições de Educação Infantil, que surgiram dos debates do FORUMEIMS. Segundo Vera, a intenção é que todos os setores envolvidos no segmento contribuem para melhoria da Educação Infantil, de acordo com as suas necessidades especificas.

Os temas previstos para serem debatidos nos próximos encontros são os de:

– Violência em Infância

– Financiamento e estrutura da Educação Infantil

– A presença da criança de 4 a 5 anos no Ensino Fundamental (normatização)

– Obrigatoriedade da matrícula de 4 a 5 anos da Educação Infantil

– Diretrizes curriculares da Educação Infantil

– A Educação Infantil e a organização do espaço físico e estrutural

– Rotina e práticas pedagógicas na Educação Infantil

– Plano de carreira do atendente nas instituições da Educação Infantil, que poderá também ser proposto como meta para incluir no Plano Nacional de Educação (PNE).