Veículos de Comunicação

Oportunidade

Polícia Militar Ambiental alerta pescadores sobre carteirinha do Imasul e fim da Piracema

Com o fim da Piracema é preciso que a conscientização continue, diz sargento Braguini

Neste domingo se encerra a Piracema e com a pesca liberada a Polícia Militar Ambiental alerta para a obrigatoriedade da licença de pesca emitida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) para pesca nos rios do Estado.

De acordo com sargento Braguini, comandante da Polícia Militar Ambiental em entrevista ao programa RCN Notícias na rádio Cultura FM em Aparecida do Taboado, a licença do Ministério da Pesca continua valendo para os rios da União. “Não foi cancelada a licença do Ministério da Pesca, ela é válida para os rios da União; já a licença emitida por Mato Grosso do Sul é válida no território sul-mato-grossense e onde couber a fiscalização para a PMA do Estado”, explicou.

Braguini esclareceu que a licença deve ser pedida pela internet no site do Imasul, onde é preciso preencher um formulário, responder uma pesquisa e imprimir um protocolo, que deverá ser pago em qualquer lotérica ou Banco do Brasil; em até 30 dias a pessoas recebe em casa a licença de pesca.

Em Paranaíba houve uma reunião com os pescadores da Colônia de Pesca, com todas as instruções do que será cobrado e fiscalizado, assim como com a Associação de Pesca Esportiva de Paranaíba (Apepar).

Braguini frisou que com o fim da Piracema é preciso que a conscientização continue, com atenção especial para a quantidade de peixe para os pescadores com carteirinha de pesca, que é de dez quilos mais um exemplar e também para o tamanho das espécies. “Tem que ter o intuito de preservar, porque o recurso pesqueiro é um dos mais importantes patrimônios do Estado e pedimos a colaboração de todos, tanto ribeirinhos, como população em geral”, pontuou. Por fim, o comandante destacou que nos rios do Estado é proibido armar rede.

Com relação a Piracema, Braguini disse que neste período foi registrada a menor taxa de crimes ambientais, durante os oito períodos que ele está na região, sendo que foram seis prisões, quatro de paulistas e duas apenas de sul-mato-grossenses.

O telefone de contato da PMA em Aparecida do Taboado é 9911 8640; o email policiaambientaltaboado@hotmail.com, ambos contatos servem para denúncias e sugestões.