Veículos de Comunicação

3

Câmara abastece 50 veículos com dinheiro do contribuinte

Além dos carros dos vereadores, assessores também têm direito a combustível

Conforme contrato firmado com o Posto Cidade Três Lagoas Ltda, a Câmara Municipal está autorizada a gastar R$ 145, mil em combustíveis, filtros e lubrificantes, segundo informações do Portal Transparência. Estão autorizados a abastecer os motoristas de uma frota de 50 veículos, além de um  cortador de grama. Mas, o que causa mais espanto é que deste total, apenas, cinco carros pertencem ao patrimônio do Poder Legislativo: um Corsa Classic  e mais quatro carros de luxo, sendo dois, modelo Fluence, um Logan e um Corola.

Os demais veículos pertencem aos vereadores e seus funcionários. Chama a atenção, mais ainda, quem busca informações no Portal Transparência, a  listagem de cinco veículos: uma caminhonete Hilux, um Sandero, um Fluenze e dois Hondas Civic, os quais, também, são abastecidos  com dinheiro público, mas que teoricamente estão “sem dono”, pois não estão especificados em nenhum gabinete de vereador .

A reportagem do Jornal do Povo entrou em contato com a Controladoria da Câmara e tentou verificar de quem são estes veículos, no entanto, foi orientada a formalizar o pedido de informação via Portal da Transparência. A resposta foi encaminhada na noite de ontem. Conforme a Câmara, o veículo Hilux é do vereador Welton Irmão, mas que estava em duplicidade na lista – já que a caminhonete também é citada entre os veículos do vereador. Em relação aos outros quatro veículos, a Câmara informou que se tratava de carros locados. “Até março de 2014, esta Casa de Leis locava automóveis, o que findou com a aquisição de veículos próprios e oficiais, razão pela qual consta na frota da Câmara os veículos lotados”. Esta resposta, encaminhada por e-mail.

Na listagem inicial que o Jornal do Povo teve acesso, constavam ainda mais dois veículos um Fiesta Sedan e um Fox, que aparentavam estar  “sem dono”. Mas, na consulta realizada posteriormente, eles aparecem como veículos pertencentes aos gabinetes dos vereadores Amilson Torres, que substituiu a vereadora Marisa Rocha durante três meses, e Vera Helena, respectivamente.

COMBUSTÍVEL À VONTADE

O Jornal do Povo publicou reportagem sobre o gasto dos vereadores com combustível, informando que cada um tem direito a 300 litros por mês.  Caso utilizem toda a cota  a que têm direito, por mês, somente os gabinetes dos vereadores gastam 5,1 mil litros. Essa despesa do Legislativo Municipal, representa um gasto de R$ 17 mil, a cada mês, considerando-se  o preço da gasolina. A utilização de 300 litros por mês  – e muitos gastam a cota inteira – este volume e combustível representa uma autonomia para um carro percorrer distância equivalente maior que  três mil quilômetros. Essa quilometragem  daria para um motorista se deslocar até Campo Grande mais de 10 vezes, ou se preferir outro destino, viajar de Três Lagoas até Salvador, capital da Bahia, e garantir uma reserva de combustível para percorrer mais de 800 quilômetros pelos  belos pontos turísticos daquele estado.